Futuro do trabalho será moldado por tecnologia, inclusão e sustentabilidade
Diretor de marketing da Salesforce destaca a importância da transformação digital, o bem-estar dos funcionários, a força da diversidade e o papel crucial das empresas na sustentabilidade
EXAME Solutions
Publicado em 8 de setembro de 2023 às 08h00.
Última atualização em 23 de outubro de 2023 às 17h59.
O cenário de trabalho tem passado por transformações significativas nas últimas décadas. Mudanças geracionais trouxeram novas perspectivas e expectativas. Comportamentos evoluíram, priorizando flexibilidade e propósito.
E, como se não bastasse, fatores externos, como a pandemia da COVID-19, aceleraram a necessidade de adaptação das empresas. Em meio a esse turbilhão de mudanças, como as organizações podem se preparar para o futuro?
- Depois do 7 de setembro, 2023 terá mais 5 feriados em dias úteis; veja datas
- ONS: níveis dos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste estão em 73,5%
- Wesley Safadão fará pausa em shows devido a fortes crises de ansiedade
- Diga adeus ao WordPad do Windows: Microsoft vai remover o programa depois de 30 anos
- Resultado da Mega-Sena 2629: ninguém acerta seis dezenas e Mega vai a prêmio R$ 85 milhões; veja
- 20% dos brasileiros caíram em golpe com Pix em 2022
Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce para a América Latina, nos dá algumas pistas. "O trabalho remoto veio para ficar", dispara. Uma afirmação que ressoa com a experiência de muitos durante os tempos de isolamento. E ele vai além: "As empresas ágeis, que souberam se adaptar, estão liderando o mercado. Aqueles que hesitaram? Estão correndo atrás do prejuízo."
A tecnologia, claro, é protagonista nesse cenário. A Salesforce, gigante do CRM, não apenas observa, mas também atua ativamente nessa transformação. "A inteligência artificial não é mais uma opção, é uma necessidade", pontua Hoe. E o motivo? Personalização. "Com a IA, podemos entender e atender o cliente como nunca antes."
Mas não é só de tecnologia que se constrói o futuro. Hoe faz questão de destacar o humano por trás dos números. "Precisamos cuidar de quem faz a engrenagem girar: nossos funcionários." Para ele, ambientes flexíveis e inclusivos não são apenas desejáveis, são essenciais. "Diversidade não é só um termo bonito. É sinônimo de inovação e resiliência."
E o planeta em meio a tudo isso? "Sustentabilidade deixou de ser um diferencial e se tornou um dever", afirma Hoe. Ele nos lembra da responsabilidade corporativa diante dos desafios ambientais, citando o compromisso da Salesforce com a neutralidade de carbono.
Ao final da conversa, uma certeza se destaca: tecnologia, inclusão e sustentabilidade são os pilares do futuro do trabalho. E como bem sintetiza Daniel Hoe, "quem não abraçar essa tríade, ficará para trás".