Negócios

Funcionários realizam trabalho 35% mais rápido quando usam esta ferramenta, aponta estudo do MIT

Pesquisa também mostrou que a adoção da tecnologia melhora a satisfação dos clientes e diminui a rotatividade

Produtividade: ferramentas e novas tecnologias podem ajudar na eficiência de profissionais (gorodenkoff/Getty Images)

Produtividade: ferramentas e novas tecnologias podem ajudar na eficiência de profissionais (gorodenkoff/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 18 de maio de 2023 às 08h00.

Com o avanço das ferramentas de inteligência artificial, muito se fala sobre os benefícios que essa tecnologia pode trazer para as empresas e a carreira dos profissionais. Agora, os números comprovaram as percepções. 

Uma pesquisa da Universidade de Stanford e do MIT (Massachussetts Institute of Technology) - instituições referência em tecnologia - apontou que o uso da inteligência artificial generativa (como é o caso do ChatGPT) pode aumentar a produtividade em até 14%

De acordo com os dados, funcionários novos na função a ser realizada concluíram as atividades 35% mais rápido com o uso da IA em comparação com aqueles que não tiveram o suporte da tecnologia.

Os pesquisadores concluíram que a ferramenta melhora o desempenho e a produtividade dos colaboradores e ainda tem a capacidade de aprender com aqueles que estão a mais tempo na empresa. Nesse caso, o conhecimento dos funcionários mais experientes é importante para alimentar o banco de dados e aperfeiçoar a IA. 

O estudo também mostrou que o uso da inteligência artificial melhora a satisfação dos clientes com o serviço, o que faz os funcionários ficarem mais tempo em seus cargos, diminuindo a rotatividade. 

É por tais benefícios que mais de 75% das empresas já buscam implementar inteligência artificial em seus negócios, como mostrou outro estudo, este feito pelo Fórum Econômico Mundial. 

Faça como 75% das empresas e aprenda a implementar inteligência artificial no seu negócio

Segundo o levantamento, treinamentos sobre inteligência artificial e big data devem ser priorizados por quase metade (42%) das empresas nos próximos cinco anos.  

Curso de inteligência artificial para negócios

Olhando para essa realidade de demanda no mercado de trabalho, a EXAME produziu um curso sobre como aumentar a produtividade das empresas usando inteligência artificial e liberou algumas vagas gratuitas. 

Para participar, basta se inscrever no site oficial clicando aqui

O conteúdo, que está marcado para começar dia 22 de maio, tem o intuito de ajudar líderes empresariais a adaptarem seus negócios e equipes à nova realidade da IA, trazendo mais produtividade e alavancando os resultados das empresas. 

QUERO PARTICIPAR DO CURSO GRATUITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA NEGÓCIOS

Acompanhe tudo sobre:branded marketingInteligência artificial

Mais de Negócios

21 franquias baratas que custam menos que um carro popular usado

Startup quer trazer internet mais rápida e barata para empresas

"Tinder do aço": conheça a startup que deve faturar R$ 7 milhões com digitalização do setor

Sears: o que aconteceu com a gigante rede de lojas americana famosa no Brasil nos anos 1980