Negócios

Fraudes corporativas estão mais sofisticadas

Com o avanço da informatização e a pressão dos órgãos fiscalizadores, crimes corporativos tendem a se tornar mais complexos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2011 às 09h18.

Em países desenvolvidos, onde funcionários e executivos recebem parcela importante da remuneração de acordo com o desempenho da empresa, as fraudes tendem a beneficiar os criminosos de modo indireto, por meio de manipulações contábeis que geram balanços artificiais. Já no Brasil, o principal delito é a apropriação de ativos da empresa seja dinheiro, seja bens.

Esta é uma das conclusões da pesquisa elaborada pela consultoria Ernst & Young com exclusividade para EXAME . Leia, a seguir, entrevista de José Francisco Compagno, sócio da consultoria para a área de investigação e suporte a litígios:

EXAME Muitas empresas pesquisadas afirmaram não saber dimensionar as perdas com fraudes ou nem sequer têm certeza se sofrem fraudes ou não. O que isso significa? Poderia ser um sintoma de que as empresas brasileiras não estão preparadas para lidar com esse tipo de situação?

José Francisco Compagno Sim. A fraude, quando identificada, é na verdade uma situação de crise e tem que ser administrada como tal. Como atitude natural, as companhias não têm a expectativa de conviver com essas situações, que não fazem parte da rotina de suas operações. Na percepção das empresas, a possibilidade da ocorrência de fraude é remota e, na hipótese de acontecer, não consumiria um volume de recursos que mereça a criação de uma rotina para preveni-la ou para lidar com ela.

EXAME Não parece contraditório a maioria dos respondentes (41%) afirmar que está satisfeita com o gerenciamento de risco que adotou e quase 70% discordar parcial ou totalmente que é aceitável que exista um pequeno percentual de fraude dentro de qualquer organização?

Compagno Não. Acredito que as companhias que não sabem dimensionar ou não têm certeza se as fraudes ocorrem, no fundo têm a percepção de que elas não ocorrem. Dessa forma têm o entendimento de que o nível de ocorrência é zero.

EXAME O resultado que aponta canais de denúncias e o próprio funcionário como as principais formas de descoberta de fraudes é um indicativo de que faltam estratégias e políticas de controle de riscos?

Compagno Para a ocorrência de uma fraude, existe necessariamente uma motivação para a pessoa que a comete. Uma das motivações importantes é a fragilidade nos processos de controles internos e nas políticas de controle de risco, o que pode causar a percepção para o fraudador de que existe facilidade para execução da fraude e para acobertá-la. Entretanto, existem outras motivações para a realização de fraudes. Essas motivações derivam de situações pontuais (necessidades) ou humanas (caráter/tendência). Por esse motivo, organizações que possuem controles e processos eficientes também estão sujeitas a situações de fraude e devem também criar mecanismos de identificação (pós-ocorrência) e administração de crise.

EXAME Por que as fraudes nas empresas estão mais concentradas nos departamentos financeiro e administrativo?

Compagno Existem diversos tipos de fraude ocupacional (aquela em que uma pessoa se utiliza de sua função para auferir benefício pessoal). Um dos tipos é a apropriação de ativos ou desvio de bens, que podem ser em forma de dinheiro, estoques, ativos fixos etc. O departamento financeiro é aquele que administra o ativo mais líquido e com maior facilidade de gerar benefício imediato para o fraudador (dinheiro), motivo pelo qual as ocorrências são mais constantes. O departamento administrativo usualmente desempenha atividades como compras e gestão de pessoal. Ambas as atividades oferecem oportunidades de realização de fraudes como: propina, desvio de recursos de folha de pagamento, que também são materializáveis em dinheiro e, em algumas situações, dependem de informações de partes externas a organizações para serem identificadas

EXAME É possível fazer alguma comparação entre fraudes cometidas no Brasil e em outros países? Acontecem mais aqui ou estamos na média? São tipos de fraudes diferentes?

Compagno As fraudes que ocorrem no Brasil geralmente são de natureza distinta das usuais em economias mais desenvolvidas. Como é de conhecimento público, nos países em que os funcionários ou executivos recebem parte importante de sua compensação por mecanismos variáveis como bônus, stock option ou outros, a incidência de fraudes contábeis que gerem benefício financeiro indireto é mais comum, enquanto no Brasil a apropriação de ativos é mais usual.

EXAME É possível ter uma idéia se a ocorrência desse tipo de fraude (a pequena, cometida por funcionários) vem aumentando? Quanto em quanto tempo?

Compagno Não existem dados disponíveis para uma conclusão factual sobre essa questão, porém minha percepção é de que, com a sofisticação das organizações, o aumento da informatização e aprimoramento dos controles das organizações, conseqüência do crescimento das operações ou imposições de órgão reguladores, a pequena fraude vem diminuindo, porém as fraudes com requintes de sofisticação e utilizações de recursos de tecnologia tendem a aumentar.

Acompanhe tudo sobre:Fraudesgestao-de-negociosGovernança

Mais de Negócios

Gestão de performance: os 5 erros mais comuns e como evitá-los

Vender a casa e continuar morando nela? Startup capta R$ 100 milhões para acelerar essa ideia

Os bilionários que mais ganharam dinheiro em 2024

Número de bilionários cresce no Brasil; soma das fortunas supera 230 bilhões de dólares