Logos da Ford: a Ford disse que vai ser a primeira montadora a usar o novo sensor da Velodyne (Ralph Orlowski/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 5 de janeiro de 2016 às 10h07.
Las Vegas - A Ford disse nesta terça-feira que planeja triplicar para 30 sua frota de carros autônomos de teste, como parte de um esforço para acelerar o desenvolvimento dos veículos autônomos.
Em anúncio que coincidiu com o Consumer Eletronics Show em Las Vegas, a Ford disse que vai começar a usar um novo, e de menor custo, sensor feito pela Velodyne.
O alto custo desses sensores, que agem como os olhos dos carros autônomos, é um dos principais obstáculos técnicos para difundir a venda de veículos autônomos, dizem executivos do setor.
A Ford disse que vai ser a primeira montadora a usar o novo sensor da Velodyne. O dispositivo compacto substitui os scanners giratórios montados sobre o teto de alguns veículos em teste.
A companhia disse que dois desses sensores podem substituir quatro sensores atuais. O Ultra PUCK é pequeno o suficiente para ser montado no espelho lateral, disse a Ford.
A companhia disse que vai adicionar 20 Ford Fusion sedãs híbridos à sua frota de 10 veículos autônomos, e testá-los em estradas na Califórnia, Arizona e Michigan. Montadoras rivais estão testando frotas de carros autônomos.
A Alphabet tem testado carros autônomos de vários tipos, incluindo um com design próprio, desde 2009.
A Ford também está explorando formas de juntar dipositivos de automação domésticos como o Echo, da Amazon, a sistemas de comunicações Sync em seus carros para permitir que consumidores controlem as luzes e termostatos do carro a partir de casa, além de dar partida e checar os níveis de gasolina.