Negócios

Explosão em navio plataforma deixa 3 mortos no ES

Explosão no navio plataforma da Petrobras FPSO Cidade de São Mateus deixou pelo menos 3 trabalhadores mortos, 4 feridos e outros desaparecidos


	Navio plataforma da Petrobras: cerca de 30 funcionários foram retirados da plataforma, diz sindicato
 (Agência Petrobras)

Navio plataforma da Petrobras: cerca de 30 funcionários foram retirados da plataforma, diz sindicato (Agência Petrobras)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2015 às 19h40.

Rio de Janeiro - Uma explosão no navio plataforma da Petrobras FPSO Cidade de São Mateus deixou três trabalhadores mortos, dez feridos e seis desaparecidos no litoral capixaba nesta quarta-feira, informaram a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a petroleira estatal.

Não houve derramamento de óleo no mar, o fogo foi debelado e a plataforma está estabilizada, segundo a ANP. Devido ao acidente, 33 pessoas foram desembarcadas da plataforma e outras 31 permanecem a bordo --número que inclui os desaparecidos. A Petrobras informou ainda que as operações da plataforma, com foco principal na produção de gás, foram interrompidas.

De acordo com a ANP, a explosão ocorreu na casa de bombas às 12h50, e a Petrobras comunicou o acidente à autarquia uma hora depois.

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo informou que, das pessoas feridas, duas sofreram queimaduras graves e oito foram vítimas de trauma, encaminhadas para o Vitória Apart Hospital e Hospital Metropolitano, em Serra. A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) informou que será aberto um inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação para esclarecer as causas e responsabilidades pelo acidente, que deve ser concluído em 90 dias.

A ANP informou que enviaria duas equipes para acompanhar a investigação do acidente, uma para a sala de crise da Petrobras, no Rio de Janeiro, e a outra para a plataforma. Já a Petrobras declarou que está dando apoio à empresa operadora da plataforma e que está prestando toda a assistência aos seus funcionários e familiares.

DADOS OPERACIONAIS

A FPSO Cidade de São Mateus, que armazena e produz petróleo e gás, é de propriedade da afretadora de plataformas norueguesa BW Offshore e está em operação na área desde junho de 2009.

A unidade operava a cerca de 40 km da costa, segundo a ANP, nos campos de Camarupim e Camarupim Norte, e produzia cerca de 2,25 milhões de metros cúbicos por dia de gás.

O volume é equivalente a aproximadamente 3 por cento da produção de gás da Petrobras em dezembro, que atingiu ao todo naquele mês 73,5 milhões de metros cúbicos/dia. A produção de gás é escoada por duto para terra e, segundo ficha técnica publicada pela BW Offshore, a FPSO tem capacidade de armazenagem de 700 mil barris. Já a produção de petróleo é de 350 metros cúbicos de óleo/dia.

Camarupim é operado pela Petrobras, que tem 100 por cento da concessão. Já Camarupim Norte é operado pela Petrobras, com 65 por cento, em parceria com a brasileira Ouro Preto Energia, que detém os demais 35 por cento.

*Atualizada às 20h40 do dia 11/02/2015
Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoMortesTransportesEspírito SantoExplosõesNavios

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo