Embraer vai modernizar 11 caças da FAB

Os jatos F-5E (monoposto) e F-5F (biposto) foram incorporados pela FAB na década de 1970 e devem ganhar um sistema de guerra eletrônico de última geração

São Paulo - A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram contrato para a modernização de 11 caças F-5 e o fornecimento de mais um simulador de voo dessa aeronave em continuidade ao contrato assinado no ano 2000. Estes aviões adicionais, recentemente adquiridos pela FAB, terão a mesma configuração dos 46 iniciais em processo final de atualização. O início das entregas deste segundo grupo de caças modernizados está previsto para 2013. A empresa não informou o valor do contrato.

Segundo a Embraer, os caças F-5E (monoposto) e F-5F (biposto) foram incorporados pela FAB a partir da década de 1970. O programa de modernização tem como foco fornecer à aeronave sistema de guerra eletrônico de última geração, sistema de reabastecimento em voo e maior capacidade operacional, estendendo a vida útil do avião por pelo menos mais 15 anos, entre outros itens.

"A modernização deste segundo grupo de F-5 consolida nossa estratégia de prestação deste tipo de serviço, posicionando-nos em um nicho de mercado importante para o cliente no longo prazo", afirma em comunicado o vice-presidente Comercial da Embraer Defesa e Segurança, Orlando José Ferreira Neto.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.