Negócios

Eike Batista teria vendido parte da MMX à Anglo American

Valor do negócio atingiria 5,5 bilhões de dólares; o empresário permaneceria à frente da mineradora

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O empresário Eike Batista e parte de seus sócios teriam acertado a venda de uma fatia da MMX à mineradora britânica Anglo American, segundo o blog do jornalista Lauro Jardim, no site da revista Veja. O negócio, que pode ser anunciado nesta quinta-feira (17/1), alcançaria 5,5 bilhões de dólares, pagos à vista.

A Anglo American é uma das maiores mineradoras do mundo e já é sócia de Eike em outros projetos - inclusive na própria MMX. Na semana passada, a MMX chegou a divulgar um comunicado ao mercado, a pedido do Comissão de Valores Mobiliários, desmentindo a notícia de que estaria à venda. Na ocasião, as informações eram de que Eike negociaria a venda de 20% da empresa aos ingleses, por um valor de 1,8 bilhão de dólares.

A MMX é vista, no mercado, como um exemplo da habilidade de Eike em mobilizar investidores para seus projetos. Criada em dezembro de 2005, a companhia realizou sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em julho do ano seguinte. Na época, a empresa contava apenas com alguns direitos minerários sobre áreas com potencial de exploração e uma diretoria executiva. Ainda assim, o IPO captou 460 milhões de dólares. Em meados de 2007, o valor de mercado da companhia já superava 5 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Veja o que a Revo faz para garantir segurança em dobro a bordo de seus helicópteros

No "Vale da Eletrônica", evento de inovação e negócios deve movimentar mais de R$ 30 mi

Em busca dos R$ 4 bilhões em receita, farmacêutica paranaense dá primeiro passo para ir para fora

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Mais na Exame