Conheça a Airway Shield, startup vencedora do South Summit 2023
Criada por um médico especialista em cuidados intensivos, a Airway Shield fabrica um equipamento médico que facilita intubações; startup nasceu já na pandemia de covid-19
Repórter de Negócios e PME
Publicado em 4 de abril de 2023 às 12h36.
A startup espanhola Airway Shield quer promover uma verdadeira revolução na medicina. Com tecnologia, a intenção da startup é melhorar a prática de um dos procedimentos mais comuns a médicos em todo o mundo: a intubação.
A startup foi criada durante os primeiros meses da pandemia de covid-19, período em que intubações tornaram-se prática comum no atendimento a pacientes em estágios mais agudos da doença.
- Lula voltará a trabalhar no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, garante ministro
- Juros cobrados de famílias e empresas atingem o maior patamar desde 2017, diz Banco Central
- Arábia Saudita anuncia corte na produção de petróleo em conjunto com outros membros da Opep
- Etanol está mais competitivo em relação à gasolina apenas no Amazonas e em MT
- Marisa: diretor de tecnologia renuncia ao cargo
- Apple volta atrás e deve demitir um pequeno número de funcionários
Destaque durante o South Summit Brazil 2023 , evento de inovação que aconteceu na última semana em Porto Alegre (RS), a Airway Shield foi vencedora de uma competição de startups que recebeu mais de 2.000 inscrições, e teve 47 finalistas.
O que faz a empresa
Criada em 2020 pelo médico especialista em cuidados intensivos Julio Alonso, a Airway Shield fabrica um equipamento médico que facilita e torna mais seguro o processo de intubação endotraqueal, no qual médicos inserem um tubo para desobstruir ou facilitar a passagem de ar pelas vias aéreas de pacientes.
Trata-se de um procedimento rotineiro — segundo a startup, são feitas mais de 50 milhões de intubações anuais no mundo —, mas que incide em riscos de infecções aos médicos e pacientes. Com o aparelho, o risco de contato direto com aerosóis ou gotículas durante uma intubação é reduzido.
Quais foram as startups vencedoras
Além da Airway Shield, o South Summit também reconheceu outras quatro empresas, nas categorias:
• Mais escalável
Alana IA, ferramenta de IA criada para melhorar o relacionamento com clientes. Com ela é possível interagir, engajar e responder aos consumidores de maneira automática, personalizada e humanizada por meio de todos os canais digitais.
• Mais sustentável
Incentiv Track Winners, plataforma inovadora que centraliza todas as soluções nas leis de incentivos fiscais oferecendo conexão, transparência e engajamento.
• Melhor time
Trashin, startup de economia circular que faz a gestão de resíduos e de programas de logística reversa. Ao longo dos três dias de evento, a Trashin, em parceria com o South Summit Brazil recolheu 20 toneladas de resíduos.
• Mais inovadora
Bankuish, canal de vendas que analisa dados e auxilia na tomada de decisões.
VEJA TAMBÉM