Exame Logo

China espera recuperação do mercado de cerveja com eventos esportivos

Euro 2024, Copa América e Olimpíadas de Paris impulsionam recuperação do mercado cervejeiro no país

China é o maior mercado de cerveja do mundo e eventos esportivos devem ajudar na retomada do mercado chinês.
Fernando Olivieri

Redator na Exame

Publicado em 15 de julho de 2024 às 09h49.

A demanda por cerveja na China , maior mercado do mundo, está prevista para se recuperar na segunda metade do ano, com um foco crescente em produtos premium. Analistas acreditam que eventos esportivos como a Euro 2024 , Copa América e as Olimpíadas de Paris irão fomentar essa tendência.

A China, líder global na produção e consumo de cerveja, espera ver uma recuperação no consumo de cerveja nos próximos meses, impulsionada por eventos esportivos. A CGS International prevê essa retomada após uma queda estimada nos volumes de vendas no primeiro semestre do ano em relação a 2023.

Veja também

De acordo com a CNBC, eventos como a Euro 2024, a Copa América e as Olimpíadas de Paris, junto com temperaturas mais altas, são esperados para aumentar a demanda por cerveja. Analistas da CGS, Lei Yang e Sun Feifei, destacaram em um relatório que as vendas de cervejas premium em canais de catering e entretenimento devem impulsionar o setor.

De acordo com o banco de dados online chinês QiChaCha, bares e lojas na China estão decorados com produtos da Euro 2024 e oferecem refeições temáticas para aproveitar o frenesi esportivo. A empresa relatou um aumento de mais de 7.000 empresas relacionadas à cerveja no país no ano passado.

A preferência por cervejas de alta qualidade deve aumentar as margens das cervejarias, com o apoio adicional de preços mais baixos da cevada, que estão reduzindo os custos.Dados da agência de alfândega da China e pesquisas da CGS mostraram que o preço médio da cevada importada caiu 30% ano a ano, de janeiro a abril, para US$ 273 (R$ 1.480) por tonelada. Este movimento deve continuar ao longo de 2024.

A indústria cervejeira chinesa também deve se beneficiar de uma atualização na combinação de produtos, além de preços mais baixos da cevada e dos materiais de embalagem em 2024.

Perspectiva global

A recuperação do mercado de cerveja não é exclusiva da China. Em maio, um relatório da Reuters destacou que cervejeiros globais estavam prontos para vender mais cerveja este ano após vários trimestres de declínios. A Heineken, segunda maior cervejaria do mundo, relatou seu primeiro crescimento trimestral de volume em mais de um ano no primeiro trimestre de 2024. A Carlsberg também relatou volumes mais altos no mesmo período.

Jacob Aarup-Andersen, CEO da Carlsberg, afirmou que eventos como as Olimpíadas de Paris e a Euro 2024 impulsionarão os cervejeiros, prevendo crescimento positivo de volume, especialmente com o aumento das vendas na Ásia.

Acompanhe tudo sobre:ChinaEsportesCervejasOlimpíadas 2024Futebol europeu

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame