Exame Logo

BRF Pet, Cobasi, Petlove e Petz: Como essas marcas estão ajudando os animais no Rio Grande do Sul?

Além dessas empresas de pet que estão com iniciativas de doações, veja quais são as ONGs que estão apoiando o resgate de animais no RS

A ONG Campo Bom para Cachorro já resgatou mais de 5,6 mil animais em enchentes no Rio Grande do Sul (ONG Campo Bom para Cachorro /Reprodução)

Publicado em 9 de maio de 2024 às 11h53.

Última atualização em 10 de maio de 2024 às 16h52.

O Rio Grande do Sul enfrenta a pior enchente de sua história com 425 municípios afetados, 107 óbitos registrados e mais de 164 mil desalojados.

“Os cálculos iniciais de nossas equipes técnicas indicam que serão necessários, pelo menos, R$ 19 bilhões para reconstruir o Rio Grande do Sul. São necessários recursos para diversas áreas. Insisto: o efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores”, disse Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, em sua rede social.

Veja também

Não se sabe ao certo quantos animais já foram resgatados, mas BRF Pet, Cobasi e Petz são algumas das empresas que estão ajudando com iniciativas de doações, desde entrega de produtos a pontos de coletas. Para além dessas companhias, veja também quais ONGs estão ajudando com o resgate dos animais.

BRF Pet

As ações da BRF Pet voltadas aos animais fazem parte de um movimento liderado pela BRF que está priorizando o apoio aos colaboradores, com kits de alimentos, assistência psicológica e telemedicina que se estende aos seus familiares. Em parceria com a Marfrig, a companhia já doou mais de 50 toneladas de alimentos e 5,5 toneladas de ração para pets do Rio Grande do Sul. Além disso, já foram destinados produtos de higiene, colchões e roupas de cama, por meio de seus voluntários.

A companhia ainda está fomentando uma campanha de arrecadação para o Fundo de Ajuda Humanitária do Instituto BRF, com o compromisso de triplicar os valores doados. Até o momento, já foram arrecadados mais de R$ 3 milhões, incluindo a contribuição das duas empresas.

Além disso, o apoio à comunidade local se estende a:

As doações podem ser feitas via Pix: instituto.brf@brf.com.

Cobasi

A Cobasi doou 2 toneladas de ração para os animais resgatados. Também foram doadas guias, caixas de transporte, alimento úmido, colchonetes, caminhas e potes de água a entidades que estão atuando com o resgate de animais.

As doações foram e ainda continuam sendo intermediadas por uma das ONGs parceiras do Rio Grande do Sul, Anjos de Patas.

Para quem deseja doar, a Cobasi tem 14 lojas em Porto Alegre e região que foram preparadas para recolher doações aos animais resgatados.

Veja os endereços:

Petlove

A Petlove realizou a doação de mais de sete toneladas de ração super premium em parceria com a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, a Força Aérea Brasileira, o GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres) e Instituto Caramelo, que lideram o auxílio aos animais impactados pelos acontecimentos que acometem a região.

Para auxiliar os pets em situação de vulnerabilidade, diversas equipes de voluntários têm realizado resgates, em uma verdadeira força-tarefa. Entre os grupos, há diversos membros da sociedade civil que são colaboradores da Petlove - que têm recebido apoio e suporte da Companhia. Muitos deles estão focados no deslocamento de animais para áreas mais seguras. As incursões têm acontecido nas cidades de Gravataí e Canoas, a segunda é onde se localiza o galpão para onde os pets são transportados após sua retirada das zonas de risco. Lá, esses animais recebem os primeiros socorros e alimentação. Para garantir o acesso a tratamentos e acompanhamento médico-veterinário, durante seis meses, os pets adotados nesse abrigo terão o plano de saúde Petlove Tranquilo subsidiado pela empresa.

A Companhia, que conta com um centro de distribuição e um escritório no Rio Grande do Sul, também disponibilizou o Petcar como ponto de coleta - o carro-cachorro receberá itens como ração, água, coleiras, peitorais, guias, mantas e medicamentos.

Coleta de Doações Petcar

Para quem deseja ajudar via PIX, a Petlove indica as seguintes instituições:

ATT: As nove lojas da Petlove também receberão mantimentos como ração e água, além de acessórios para pets.

Petz

A Petz está recebendo doações em 29 lojas de oito estados. Já foram enviadas 3 toneladas de ração e 550 casas/caixas para pets.

O Hospital Veterinário Seres em Porto Alegre também está à disposição para atendimentos de animais resgatados pela ONG Grad Brasil, que necessitem de cuidados intensivos.

Também disponibilizamos diversos pontos de coleta de doações em vários estados:

Além disso, todo o lucro das vendas da Editora Mol segue sendo revertido para ONGs parceiras da região

https://www.instagram.com/p/C6mETaigCxZ/

Como ajudar com o resgate dos animais?

Além da doação dessas marcas, é possível ajuda com o resgate dos animais por meio dessas ONGs locais:

Campo Bom para Cachorro

A ONG Campo Bom para Cachorro já resgatou mais de 5,6 mil animais em enchentes no Rio Grande do Sul.

Para fazer a doação, a ONG indica dois Pix:

Para saber mais sobre a ONG, acesse a página do Instagram: https://www.instagram.com/campobompracachorro/

Grad Brasil

Desde 2011 a ONG Grad Brasil tem como missão resgatar animais em locais de desastres. Já somam mais de 60 operações realizadas e mais de 14,5 mil animais resgatados.

Para resgatar os animais no Rio Grande do Sul, o Grad está atuando junto a Sema – Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do estado.

Para saber mais sobre a Grad Brasil, acesse: https://gradbrasil.org.br/

*A matéria está aberta para iniciativas de outras marcas de pet*

https://www.instagram.com/p/C6q-rRvxZer/

Acompanhe tudo sobre:Free PaywallRio Grande do SulEnchentesEnchentes no RSAnimaisPetzBRFCobasi

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame