Negócios

BNDESPar conclui aumento de participação no JBS

Em maio, com o aumento de capital do JBS,a participação do banco na empresa saltou para 30,4%

Sede do BNDES: a capitalização nao afeta a composição do controle ou a estrutura administrativa da empresa, segundo o JBS. (Divulgação/BNDES)

Sede do BNDES: a capitalização nao afeta a composição do controle ou a estrutura administrativa da empresa, segundo o JBS. (Divulgação/BNDES)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2011 às 11h49.

São Paulo - O JBS comunicou hoje (15/8) ao mercado que o BNDESPar aumentou sua participação na empresa. Agora, o banco possui 30,4% do capital social do JBS. A participação era de 17%, aproximadamente, até maio.

A empresa anunciou o aumento de participação em decorrência de operação de capitalização de créditos representados por debêntures divulgada ao mercado em maio e ratificada pelos acionistas e debenturistas da empresa em 03 de junho de 2011. A capitalização nao afeta a composição do controle ou a estrutura administrativa da empresa, segundo o JBS.

Histórico

Em 18 de maio, o JBS anunciou um aumento de capital de 3,749,600 bilhões de reais. Com isso, a participação da holding controladora do frigorífico, FB Participações (associação da família Batista e do Bertin), caiu de 54,52% para 47%. Já o BNDES viu sua porcentagem saltar de 17,02% para os 30,4%.

Além dos 17,02% do capital votante do JBS, a BNDESPAR possuía uma participação indireta através do fundo Prot-Fip. A participação do Prot-Fip no JBS era de 8% e foi para 6% após a emissão. A BNDESPAR é signatária de acordo de acionistas e de acordo de investimento, o que permite sua representação no conselho de administração da JBS. O acordo não será alterado, informou o JBS na época da operação. 

A emissão privada de ações encerrou as incertezas sobre a necessidade de realização de um IPO (Oferta Inicial de Ações, na sigla em inglês) da unidade americana da empresa, a JBS USA. O JBS não tem planos de abrir capital nos Estados Unidos. 

Acompanhe tudo sobre:Empresas abertasEmpresas brasileirasJBSCarnes e derivadosIndústriaBNDES

Mais de Negócios

Como um criador transformou design em um negócio digital de cinco dígitos

Novo CEO quer triplicar receita com distribuição de alimentos até 2030

Startup de IA que processa empréstimos atinge US$ 25 mi em receita anual em apenas dois anos

Em 5 meses, essa startup salta de zero a US$ 6,6 bi e desafia modelo de TI corporativa