EXAME.com (EXAME.com)
Luísa Melo
Publicado em 26 de setembro de 2013 às 16h21.
São Paulo - Guido Barilla, presidente da fabricante italiana de massas batizada com o seu sobrenome, se desculpou nos canais oficiais da marca no Twitter e no Facebook por ter dito que uma família gay não estrelaria os comerciais da companhia porque prefere a "família tradicional".
A declaração foi feita na noite de quarta-feira à radio italiana "La Zanzara". Barilla disse ainda que se os gays não gostam da publicidade da sua empresa "vão comer outro macarrão".
A frase repercutiu de forma negativa em todo o mundo e no Twitter várias pessoas se manifestaram em uma campanha de boicote à marca, com a tag #boycottbarilla.
Um usuário da rede social chamado Maso Notarianni (@masonotarianni) escreveu: "#Barilla 206 tipos de massas, nunca ouviu falar em diversidade. #Barilla #boycottbarilla", com uma foto anexa.
#Barilla 206 types of pasta, yet never heard of diversity #boycottbarilla #boicottabarilla pic.twitter.com/sFScqkRJJt
— Maso Notarianni (@masonotarianni) September 26, 2013
Nesta quinta, o presidente da companhia italiana postou no Twitter a seguinte frase:
"Peço muitas desculpas por ter ofendido a sensibilidade de tantos.Tenho o mais profundo respeito por todas as pessoas sem distincão. Guido Barilla."
Mi scuso molto per aver urtato la sensibilità di tanti. Ho il più profondo #rispetto per tutte le #persone senza distinzioni. Guido #Barilla
— Barilla (@Barilla) September 26, 2013
Duas horas depois Barilla declarou no Facebook da marca:
"Com referência à minha declaração feita ontem na La Zanzara, peço desculpas se minhas palavras têm gerado controvérsia ou mal-entendido, e se elas têm ofendido a sensibilidade de algumas pessoas.
Para maior clareza, gostaria de salientar que tenho o mais profundo respeito por todas as pessoas, sem distição alguma.
Eu tenho o maior respeito por homossexuais e pela liberdade de expressão de qualquer um.
Eu também disse e repito que respeito o casamento das pessoas de mesmo sexo.
Barilla em suas propagandas têm sempre escolhido representar a família porque este é o símbolo da hospitalidade e carinho para todos.
Guido Barilla."