Exame Logo

As 5 mulheres mais ricas do mundo, segundo a Forbes

Herança é a principal origem das fortunas herdadas por algumas das mais poderosas mulheres do planeta

Christy Walton, herdeira do Walmart (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2012 às 20h10.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h25.

São Paulo – Christy Walton e sua família deixaram o clube dos dez maiores bilionários do mundo neste ranking da Forbes. A americana de 57 anos aparece, agora, na 11ª posição, com uma fortuna avaliada em 25,3 bilhões de dólares – uma queda de 1,2 bilhão em relação a 2011. Christy herdou seu patrimônio após a morte do marido, John Walton, em 2005. John era filho de Sam Walton, o fundador do Walmart , a maior rede de varejo do mundo. Além dessa gigante do capitalismo, a bilionária também tem participação na First Solar, fabricante de painéis solares. E a queda em seu patrimônio, neste ano, veio justamente do mau momento vivido por esse mercado. De qualquer modo, ela ainda é a mulher mais rica do mundo – pelo sétimo ano consecutivo.
  • 2. Liliane Bettencourt, a polêmica dona da L’Oreal

    2 /5(Pascal Le Segretain/Getty Images)

  • Veja também

    Liliane Bettencourt chamou a atenção da mídia mundial, nos últimos anos, por protagonizar uma briga digna de novela com sua filha, Françoise Bettencourt-Meyers, que a acusa de pôr em risco seu patrimônio – a ponto de impedi-la judicialmente de administrar sua fortuna. A bolada em jogo são os 24 bilhões de dólares que a tornam a segunda mulher mais rica do mundo – e a 15ª pessoa no ranking geral da Forbes. Liliane, de 89 anos, é a única filha de Eugène Schueller, o fundador da L’Oreal , que morreu em 1957.
  • 3. Alice Walton, outra herdeira do Walmart

    3 /5(Getty Images)

  • Alice Walton é a terceira mulher mais rica do mundo, com um patrimônio de 23,3 bilhões de dólares, segundo a Forbes. A cifra a coloca, ainda, como a 17ª pessoa mais rica do mundo, no ranking geral. Alice é uma das herdeiras do Walmart . Sua maior obra, até o momento, foi a construção do Crystal Bridges Museum of American Art, na cidade americana de Bentonville, focado em arte contemporânea. A bilionária também é uma espécie de “ovelha negra” da família: passou a noite de seu 62º aniversário, em 2011, presa por dirigir embriagada – foi sua segunda prisão. A primeira ocorreu em 1998.
  • 4. Georgina Rinehart, uma magnata da mineração

    4 /5(Getty Images)

    Conhecida como Gina Rinehart, a quarta mulher mais rica do mundo tem uma fortuna estimada em 18 bilhões de dólares. Com 58 anos, é o bastante para torná-la, também, a 29ª pessoa mais rica do mundo, segundo o ranking da Forbes. Gina herdou seu patrimônio do pai, Lang Hancock. O grande salto de sua riqueza, porém, ocorreu há bem pouco tempo. Em janeiro, ela viu sua fortuna dobrar de tamanho ao assinar um acordo com a siderúrgica sul-coreana Posco. Para comprar 15% do projeto de mineração Roy Hill, ainda em fase de implantação no oeste da Austrália, a Posco avaliou a jazida pelo equivalente a um preço total de 10 bilhões de dólares.
  • 5. Iris Fontbona, riqueza à base de cobre

    5 /5(Wikimedia Commons)

    A quinta mulher mais rica do mundo, e a 32ª pessoa do ranking geral da Forbes, é Iris Fontbona. Com uma fortuna avaliada em 17,8 bilhões de dólares, Iris herdou seu patrimônio do marido, Andronico Luksic, que morreu de câncer em 2005. Agora, Iris é dona da Antofagasta, uma das maiores minas de cobre do mundo, localizada no Chile. Mas esse não é o único negócio da bilionária. Ela também possui participações na Quinenco, uma engarrafadora e distribuidora de bebidas, e na Plava Laguna, uma cadeia de resorts na costa da Croácia.
  • Acompanhe tudo sobre:Bilionários

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame