Negócios

Abril Mídia compra distribuidora de livros digitais Xeriph

Aquisição, de valor não revelado, segue estratégia da companhia de seguir apostando no segmento de publicações digitais


	Sede do Grupo Abril: empresa anunciou aquisição da Xeriph, uma das principais distribuidoras de livros digitais do Brasil
 (ALEXANDRE BATTIBUGLI / PLACAR)

Sede do Grupo Abril: empresa anunciou aquisição da Xeriph, uma das principais distribuidoras de livros digitais do Brasil (ALEXANDRE BATTIBUGLI / PLACAR)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 23 de maio de 2013 às 19h22.

São Paulo - A Abril Mídia comprou o controle da Xeriph, uma das principais distribuidoras de livros digitais do Brasil. Na transação também foi incluída a Gato Sabido, pioneira livraria virtual especializada em e-books.

A aquisição faz parte da estratégia da companhia no mercado brasileiro de distribuição de conteúdo digital para tablets, smartphones e computadores pessoais. As iniciativas nesse sentido começaram com o iba, lançado em março de 2012, plataforma que agrega ebooks, revistas e jornais digitais, e que vem dando certo.

Depois de um ano de operação, o iba já conta com mais de 400.000 usuários, mais de 5 milhões de downloads de publicações em seus aplicativos de leitura e uma base de mais de 16.000 títulos, entre livros e revistas de diferentes editoras e os principais jornais do país, como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, Valor Econômico e Zero Hora.

“A Xeriph praticamente inaugurou o mercado de livros digitais no Brasil e tem um papel muito importante em levar a produção nacional para um grande número de livrarias virtuais, desde redes regionais até players estrangeiros”, diz Manoel Lemos, diretor geral digital da Abril Mídia.

Carlos Eduardo Ernanny, fundador da Xeriph, permanece à frente da empresa, que continua sediada no Rio. “Com o apoio financeiro e estratégico da Abril, poderemos aprimorar o serviço prestado aos nossos clientes e parceiros”, afirma Ernanny.

Fundada em 2010, a Xeriph conta hoje com 240 editoras diferentes e mais de 30 canais de vendas e figura como a maior distribuidora de e-books da América Latina.

Acompanhe tudo sobre:AbrilEmpresasFusões e AquisiçõesIndústria de livros

Mais de Negócios

25 franquias baratas a partir de R$ 300 para não voltar ao escritório depois do recesso

Yopa: o que aconteceu com a famosa marca de sorvetes e picolés dos anos 1990

Eles criaram uma farmacêutica de R$ 2,5 bilhões. Agora, constroem uma cidade no interior do Paraná

O futuro é data-driven