ABF premia maiores franquias do Brasil em meio a retomada do setor
Principal associação do setor reconhece as maiores franquias do país em evento presencial após hiato de dois anos
Maria Clara Dias
Publicado em 29 de abril de 2022 às 06h00.
Última atualização em 29 de abril de 2022 às 08h52.
Depois de dois anos em um hiato de eventos presenciais, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) vai retomar seu tradicional encontro anual de líderes do franchising brasileiro. Nesta sexta-feira, 29, a associação vai reunir as principais redes de franquia e personalidades do franchising em uma cerimônia de premiação que reconhecerá as redes de maior destaque em 2022.
Durante a ocasião serão anunciados os vencedores do Prêmio Destaque Franchising 2022 nas categorias Franqueador do Ano, Franqueado do Ano, Personalidade Pública, Personalidade do Franchising, Jornalismo, Trabalho Acadêmico e Sustentabilidade. Além destas categorias, a ABF irá entregar o Selo de Excelência em Franchising, principal termômetro para mensurar resultados e relacionamento positivo entre franqueadores e franqueados, para 257 diferentes redes.
O selo é considerado uma chancela para as redes de franquia, atestando a qualidade de marcas no quesito relacionamento com franqueados, em termos de apoio, treinamentos, informações claras, lucratividade e retorno do investimento na rede. A edição de 2022 do Selo de Excelência em Franchising, segundo a ABF, recebeu número recorde de inscritos. Ao todo, foram 305 redes inscritas.
O cenário das franquias no Brasil
Após enfrentar grandes baques econômicos em função da pandemia de covid-19, o setor de franquias finalmente voltou a respirar. Dados da ABF mostram que o setor cresceu 10,7% em 2021, mesmo em meio a restrições para atividades presenciais. Somadas as 11 categorias de franquias mapeadas pela ABF, o faturamento do setor no ano passado foi de R$ 185 bilhões, um patamar próximo ao visto antes da pandemia, em 2019.
As franquias também cresceram em número de unidades e marcas franqueadoras. Segundo o balanço do setor feito pela ABF em 2021, atualmente são 170.999 operações abertas, 9,1% a mais do que em 2020, e 2.882 redes de franquias, 8% acima do ano anterior.
Em meio a tendência de digitalização, o setor de franquias também explorou novos formatos nos últimos anos. Segundo o estudo, houve uma disseminação maior de modelos como home based e franquias digitais, mostrando a atratividade do setor, que agora atrai novos segmentos e assim, também evidencia possíveis novos rumos para o crescimento de redes tradicionais.
Projeções
Para 2022, a ABF estima um crescimento de 9% no faturamento das franquias brasileiras. Segundo a associação, também deve haver um aumento de 2% das redes, de 5% em unidades e também de 5% no número de empregos diretos gerados pelo setor.