Exame Logo

20 grandes empresas estrangeiras que se deram mal em 2012

Resultados abaixo do esperado ou prejuízos maiores marcaram o desempenho destas companhias no ano passado

Coca-Cola (Wikicommons)

Tatiana Vaz

Publicado em 14 de fevereiro de 2013 às 05h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h44.

A maior fabricante de refrigerantes do mundo apresentou resultados abaixo das expectativas no ano passado. No quarto trimestre, a Coca-Cola faturou 11,4 bilhões de dólares, valor 4% maior, mas ainda aquém dos 11,53 bilhões de dólares esperados pelo mercado. O desempenho da companhia foi afetado pelas vendas mais fracas na Europa. Enquanto o volume vendido no mundo aumentou 3%, o mercado europeu apresentou retração de 5%.
  • 2. Santander

    2 /20(GettyImages)

  • Veja também

    O banco espanhol Santander apresentou um lucro anual de 2,205 bilhões de euros em 2012, uma queda de 59% em ritmo anual em consequência das reservas de capital realizadas para proteger a instituição da exposição ao setor imobiliário na Espanha.
  • 3. Kia Motors

    3 /20(Reuters)

  • Greves de trabalhadores durante o terceiro trimestre, ao mesmo tempo em que uma expansão das fábricas limitou a produção, acabaram atrapalhando os resultados da Kia Motors no ano. A empresa viu seu lucro operacional recuar 51% para 404,2 bilhões de wons, mesmo com as vendas tendo aumentado 2,9% no mesmo período. No quarto trimestre, o lucro líquido caiu 6,7%, para 737,5 bilhões de wons, o equivalente a 689 milhões de dólares. A Kia afirmou que o won fortalecido também prejudicou os resultados.
  • 4. H&M

    4 /20(GettyImages)

    A rede sueca Hennes & Mauritz ( H&M ), segunda maior varejista de vestuário do mundo, teve queda inesperada nos números do último trimestre. O lucro antes de impostos entre setembro e novembro caiu para 6,6 bilhões de coroas suecas (1 bilhão de dólares), contra 6,8 bilhões um ano antes. A queda nas vendas na Europa, onde a rede concentra a maior parte de suas operações, mais os investimentos em vendas online e aumento de custos para a concorrência com a espanhola Zara foram os motivos que levaram a empresa sueca a apresentar tal resultado.
  • 5. Facebook

    5 /20(GettyImages)

    Depois de sua animada estreia na bolsa, em maio, e os conturbados desencontros de informações depois, o Facebook conseguiu expandir sua receita em 40% para 1,585 bilhão de dólares. Porém, o lucro despencou dos 302 milhões de dólares no quarto trimestre de 2011 para 64 milhões de dólares no mesmo período de 2012. O Facebook incrementou seus serviços de publicidade online nos últimos meses para dar mais enfoque a anúncios em dispositivos móveis e permitir que anunciantes mirem usuários do Facebook com base no histórico de navegação deles na Web.
  • 6. Fiat

    6 /20(GettyImages/Getty Images)

    A montadora lucrou 388 milhões de euros no quarto trimestre de 2012, e teve um lucro após as participações minoritárias de 102 milhões de euros (141,75 milhões de euros). O lucro comercial saltou 30%, para 987 milhões de euros (o esperado era 1,04 bilhão de euros). As fortes vendas da italiana Fiat no Brasil e nos Estados Unidos compensaram o fraco desempenho da montadora da Europa. Ainda assim, não foram suficientes para fazer com que a empresa agradasse os analistas com seus resultados, que ficaram abaixo do esperado.
  • 7. Boeing

    7 /20(GettyImages)

    Apesar das vendas terem crescido 14% no quarto trimestre, a fabricante de aviões Boeing teve queda de 30% no lucro líquido no mesmo período, para 978 milhões de dólares, e a margem operacional caiu de 8,2% para 7,3%. A Boeing projeta que vai entregar entre 635 e 645 aviões comerciais este ano, na comparação com 601 em 2012, em meio ao aumento de produção dos seus aviões 737 e 777.
  • 8. Ford

    8 /20(Getty Images/Getty Images)

    window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );} A montadora Ford também teve resultados fracos comparados ao do ano anterior, desempenho explicado pela queda das vendas de carros na Europa e América do Sul. Seu lucro líquido foi de 1,6 bilhão de dólares no quarto trimestre de 2012, e de 5,7 bilhões de dólares em todo o ano passado. Mais uma vez, as vendas foram impulsionadas pelo bom desempenho das operações da montadora na América do Norte.
  • 9. Philips

    9 /20(Patrik Stollarz/Getty Images)

    window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );} As despesas com reestruturação mais uma multa de 509 milhões de euros pela prática de fixar preços fizeram com que a Philips amealhasse um prejuízo líquido de 358 milhões de euros no quarto trimestre de 2012, 121% maior que a perda acumulada no ano anterior. A Philips também anunciou a venda de seu negócio de estilo de vida e entretenimento, que inclui áudio, vídeo, multimídia e acessórios, à japonesa Funai Electric, por 150 milhões de euros em dinheiro mais uma licença de marcas. A companhia já havia tirado de seus negócios sua unidade de televisão, ao firmar uma joint venture com a TPV, de Hong Kong, no início de 2012.
  • 10. Microsoft

    10 /20(Wikicommons)

    As vendas menores das divisões de software e entretenimento da Microsoft acabaram puxando para baixo o desempenho da companhia no ano. No segundo trimestre fiscal, a empresa teve lucro líquido de 6,38 bilhões de reais, valor 3,7% menor. A receita também ficou abaixo do esperado e somou 21,46 bilhões de dólares, valor 2,7% maior na comparação com o mesmo período do ano anterior.
  • 11. Ericsson

    11 /20(Mark Renders/Getty Images)

    window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );} Em meados de 2010, a sueca Ericsson decidiu buscar um grande número de contratos de baixa margem para melhoria das redes na Europa, na tentativa de ampliar a participação de mercado da empresa. Pois tal decisão foi, segundo a própria companhia, o motivo que levou a apresentação de um baixo resultado no quarto trimestre de 2012. A empresa teve prejuízo líquido de 6,26 bilhões de coroas - cerca de 986 milhões de dólares – no período, comparado ao lucro de 1,49 bilhão de coroas no mesmo período de 2011. A receita subiu 5,0%, para 66,94 bilhões de coroas, ajudadas pelo aumento de 51% nas vendas da América do Norte.window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}
  • 12. Deutsche Bank

    12 /20(Reuters)

    Maior banco da Alemanha, o Deutsche Bank teve prejuízo trimestral de 3,5 bilhões de dólares. O resultado ruim é decorrência de aumento dos encargos legais e de reestruturação do banco, feitos no intuito de garantir maior segurança contra crises, com a eliminação de ativos de risco.
  • 13. Scania

    13 /20(Antonio Milena/Veja)

    window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );} Outra empresa sueca, a fabricante de caminhões Scania , apresentou resultados fracos no quarto trimestre e terá de cortar a produção na Europa no primeiro trimestre deste ano por causa da fraca demanda. O lucro operacional da Scania, em que a Volkswagen tem participação majoritária, caiu para 2,17 bilhões de coroas (340 milhões de dólares), ante 2,74 bilhões um ano antes, e ficou abaixo da previsão de analistas.
  • 14. Eli Lilly

    14 /20(Wikicommons)

    A concorrência maior de medicamentos genéricos acabou impactando os resultados da farmacêutica americana Eli Lilly. No quarto trimestre a empresa teve lucro de 827 milhões de dólares contra 858 milhões de dólares um ano antes. A receita caiu em cerca de 1% para 5,96 bilhões de dólares. A companhia afirmou que as vendas, em queda pela perda de patente do medicamento Zyprexa (para esquizofrenia), foram parcialmente compensadas por ganhos com outros medicamentos e produtos para uso veterinário.
  • 15. Whirlpool

    15 /20(Germano Lüders/EXAME.com)

    window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );} Dona das marcas Brastemp e Consul no Brasil, a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool teve lucro de 122 milhões de dólares no quarto trimestre, uma queda de 40% ante o verificado em igual período de 2011. A margem bruta da Whirlpool cresceu para 16,9%, ante 14,5%, na mesma comparação, e o custo de insumos caiu 5,2%.
  • 16. LG

    16 /20(Zhang Chunming/Imagine China/AFP)

    window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );} Ainda que tenha vendido 10% menos de tvs que um ano antes, a LG Electronis teve um lucro operacional de outubro a dezembro de 107 bilhões de wons (98,84 milhões de dólares), valor 25% maior sobre um ano antes, mas abaixo da previsão de analistas, de 151 bilhões de wons. O aumento dos custos com marketing coincidiu com maior concorrência por preço diante de rivais japonesas que se beneficiaram do iene fraco. A empresa ainda luta para entrar no mercado de smartphones mais sofisticados, dominado por Apple e Samsung Electronics.
  • 17. Produção de aço da siderúrgica ArcelorMittal

    17 /20(Mark Renders/Getty Images)

    window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );} A ArcelorMittal, que já estava no vermelho, aumentou ainda mais seu prejuízo no último trimestre do ano. No total, a empresa amealhou um prejuízo de 3,99 bilhões de dólares, valor bem acima do US$ 1 bilhão apresentado um ano antes. "O ano de 2012 foi muito difícil para a indústria siderúrgica, especialmente, na Europa, onde a demanda por aço caiu 8,8%", disse o presidente-executivo da ArcelorMittal, Lakshmi Mittal, em um comunicado.window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}
  • 18. Dow Química

    18 /20(Divulgação)

    window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );} A queda na demanda global por poliuretano e cloro, especialmente na China e Europa, derrubou os resultados da Dow Chemical no quarto trimestre. A empresa teve um prejuízo de 716 milhões de dólares, bem acima do prejuízo de 20 milhões de dólares apresentado no mesmo período do ano anterior. De acordo com a empresa, os resultados foram particularmente fracos no segmento de espumas de poliuretano, revestimentos e tintas e materiais eletrônicos.
  • 19. POsco

    19 /20(Reuters)

    A siderúrgica sul-coreana Posco viu seu lucro cair 51% no quarto trimestre, para 346,7 milhões de dólares, e a receita despencou 20% no mesmo período. O resultado se deu mesmo com a matéria-prima mais barata beneficiada pela moeda local valorizada por conta da demanda de consumo e preços menores praticados pela empresa no período.
  • 20. Agora, veja as empresas com novos CEOs

    20 /20

  • Acompanhe tudo sobre:ArcelorMittalBancosbancos-de-investimentoBebidasBoeingBrasmotorCoca-ColaDeutsche BankDowEmpresasEmpresas abertasEmpresas alemãsEmpresas americanasEmpresas coreanasEmpresas espanholasEmpresas francesasEmpresas holandesasEmpresas italianasEmpresas suecasempresas-de-tecnologiaEricssonFiatFordIndústria de eletrodomésticosIndústria eletroeletrônicaKia MotorsLGMicrosoftMontadorasPeugeot CitroënPhilipsPoscoRefrigerantesSantanderSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaTecnologia da informaçãoWhirlpool

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame