Mundo

Yellen diz que EUA não estão perdendo controle da inflação

A secretária do Tesouro norte-americano disse neste domingo que espera que os níveis de inflação voltem ao normal no segundo semestre do próximo ano

Janet Yellen: "os norte-americanos voltarão à força de trabalho à medida que as condições melhorarem" (Gary Cameron/Reuters)

Janet Yellen: "os norte-americanos voltarão à força de trabalho à medida que as condições melhorarem" (Gary Cameron/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 24 de outubro de 2021 às 15h56.

A secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, disse neste domingo que os Estados Unidos não estão perdendo o controle da inflação e que ela espera que os níveis de inflação voltem ao normal no segundo semestre do próximo ano.

Yellen, em entrevista à CNN, disse que os pacotes de gastos do presidente Joe Biden com infraestrutura doméstica e "Construir Melhor" seriam alocados nos próximos dez anos, mas ela não disse se isso iria elevar a inflação.

"Não acho que vamos perder o controle da inflação", disse Yellen.

"Em uma base de 12 meses, a taxa de inflação permanecerá alta no próximo ano por causa do que já aconteceu. Mas espero uma melhora até o fim do próximo ano --segundo semestre do próximo ano", disse Yellen.

Problemas na cadeia de suprimentos atormentam os Estados Unidos e outros países à medida que a reabertura das economias aumenta a demanda.

"À medida que avançamos na pandemia, espero que esses gargalos diminuam. Os norte-americanos voltarão à força de trabalho à medida que as condições melhorarem", disse.

O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) prometeu manter sua taxa de juros de referência de um dia no atual nível quase zero até que a economia retorne ao pleno emprego e a inflação volte à meta de 2% do banco central e esteja a caminho de ficar moderadamente acima desse nível por algum tempo.

(Por Doina Chiacu e Michael Martina)

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Inflação

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros