Mundo

Trump diz que eleições no Brasil foram 'uma vergonha'

Presidente dos EUA voltou a negar que tomou partido na disputa; fala acontece pouco depois de Flávio Bolsonaro fugir do Brasil e chegar a Miami

Donald Trump disse que eleições no Brasil foram uma vergonha (Chip Somodevilla/Getty Images)

Donald Trump disse que eleições no Brasil foram uma vergonha (Chip Somodevilla/Getty Images)

Diego Pavão
Diego Pavão

Repórter

Publicado em 29 de outubro de 2026 às 12h21.

Última atualização em 29 de outubro de 2026 às 13h11.

Priorizar nos meus resultados Google
RESUMO +

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou nesta quinta-feira, 29, as eleições presidenciais brasileiras como uma “vergonha”, um dia após Flávio Bolsonaro fugir para o território norte-americano. Derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva, Flávio deixou o Brasil apesar de uma ordem judicial e prometeu organizar a oposição a partir dos Estados Unidos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira, 29, que as eleições presidenciais brasileiras foram uma "vergonha". A manifestação ocorreu um dia após o candidato derrotado e seu aliado político, Flávio Bolsonaro (PL), fugir para o território norte-americano.

Antes de seguir para um comício eleitoral, Trump conversou com jornalistas e comentou o cenário. "Acompanhei as eleições. Não tomei partido, mas vi o que estava acontecendo no Brasil, foi uma vergonha", afirmou o líder americano.

Flávio Bolsonaro e sua família deixaram o Brasil na esteira da derrota nas urnas, desrespeitando uma ordem judicial que o impedia de sair do país devido a uma investigação em curso por lavagem de dinheiro.

Fuga e oposição a Lula

Ao desembarcar em Miami, na quarta-feira, 28, o político do PL divulgou um comunicado no qual se autoproclamou "o líder do Brasil". No texto, ele prometeu que organizará, a partir dos Estados Unidos, a oposição ao presidente reeleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A disputa pelo comando do país foi marcada por uma corrida acirrada. Flávio terminou o primeiro turno na liderança, mas Lula protagonizou uma virada surpreendente na segunda etapa da votação, garantindo a reeleição com uma vantagem de quatro milhões de votos.

Questionado pela imprensa sobre quem seria o vencedor legítimo do pleito, Trump esquivou-se: "Não quero comentar isso neste momento".

O presidente americano relatou ainda um contato com o petista. "O presidente me pediu para não intervir, não tomei partido", disse Trump, referindo-se a Lula.

Na sequência, porém, voltou a criticar o processo eleitoral. "Acho que foi uma situação vergonhosa", completou, acrescentando uma análise sobre o reflexo econômico do resultado: "Basta olhar para os mercados, despencaram".

Com AFP

'Perguntas frequentes'

O que Donald Trump disse sobre as eleições brasileiras? +

Donald Trump afirmou que acompanhou as eleições presidenciais brasileiras e classificou o processo como uma “vergonha”. O presidente dos Estados Unidos declarou que não tomou partido na disputa.

Por que Flávio Bolsonaro deixou o Brasil? +

Flávio Bolsonaro deixou o Brasil após ser derrotado nas eleições presidenciais. Segundo a matéria, o político desrespeitou uma ordem judicial que o impedia de sair do país devido a uma investigação por lavagem de dinheiro.

Quem venceu as eleições presidenciais brasileiras? +

Luiz Inácio Lula da Silva venceu as eleições e garantiu a reeleição com uma vantagem de quatro milhões de votos. Flávio Bolsonaro liderou o primeiro turno, mas Lula virou a disputa na segunda etapa da votação.

O que Flávio Bolsonaro pretende fazer nos Estados Unidos? +

Flávio Bolsonaro prometeu organizar, a partir dos Estados Unidos, a oposição ao presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva. Em comunicado divulgado após desembarcar em Miami, Flávio também se autoproclamou “o líder do Brasil”.

Donald Trump reconheceu o vencedor das eleições brasileiras? +

Donald Trump não declarou quem considera o vencedor legítimo das eleições brasileiras. Questionado pela imprensa, o presidente dos Estados Unidos afirmou que não queria comentar o assunto naquele momento.

O que Donald Trump disse sobre a reação dos mercados? +

Donald Trump afirmou que os mercados “despencaram” após o resultado das eleições brasileiras. O presidente dos Estados Unidos citou esse movimento ao reforçar sua crítica ao processo eleitoral.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições 2026

Mais de Mundo

Catar rejeita acusações de interferência nas eleições legislativas de Israel

Eleições nos EUA: por que as votações acontecem em uma terça-feira de novembro?

Eleições em Israel: com blocos sem maioria, partidos árabes viram chave para novo governo

Morre ativista americana que inspirou o “Yes, we can” de Obama