Três fissuras se abriram no maior vulcão ativo do mundo, que entrou em erupção na noite de domingo pela primeira vez em quase 40 anos (AFP/AFP Photo)
AFP
Publicado em 29 de novembro de 2022 às 21h24.
O vulcão Mauna Loa do Havaí expeliu jatos de lava de até 60 metros de altura, gerando rios de rocha derretida, informaram geologistas dos Estados Unidos nesta terça-feira, 29.
Três fissuras se abriram no maior vulcão ativo do mundo, que entrou em erupção na noite de domingo pela primeira vez em quase 40 anos.
Enormes nuvens de vapor e fumaça emergiram do vulcão que ocupa metade da Ilha Grande do arquipélago.
"Os jatos mais altos alcançam entre 30 e 60 metros, mas muitos têm alguns poucos metros de altura", informou na segunda-feira o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
"Há uma nuvem de gás visível das fontes e dos fluxos de lava das fissuras em erupção, e está sendo empurrada principalmente para o noroeste".
Os geólogos dizem que as pessoas e as propriedades na área sob a erupção não correm risco por ora.
"Os rios de lava das duas fissuras mais altas movem-se ladeira abaixo, mas estão parados a cerca de 10 quilômetros de Saddle Road [a principal rodovia aos pés do flanco norte da montanha]".
A lava que sai da terceira fissura, a cerca de 3.000 metros de altitude, também estava longe da rodovia.
Contudo, as autoridades advertem que o Mauna Loa é um vulcão dinâmico, e reportaram uma quarta fissura nas últimas horas.
"Fissuras adicionais poderiam se abrir na Zona da Falha Nordeste, e os rios de lava poderiam continuar ladeira abaixo".
O Mauna Loa vinha acumulando pressão por anos, segundo o USGS, que reportou que a erupção era visível a partir de Kona, uma localidade na costa oeste da principal ilha do arquipélago, a cerca de 72 quilômetros de distância.
Apesar de a lava ainda não representar uma ameaça para a população, especialistas advertem que os ventos podem arrastar colina abaixo gases vulcânicos, cinzas finas e fibras de vidro basáltico conhecidas como cabelos de Pele, em alusão à deusa havaiana dos vulcões e do fogo.
Estes fios, que podem chegar a medir até dois metros, são formados quando os novelos de lava esfriam rapidamente no ar. Eles podem ser bastante afiados e representam um perigo potencial de causar ferimentos nos olhos e na pele.
As autoridades do Havaí não emitiram nenhuma ordem de evacuação, embora tenham fechado a área do entorno do cume e várias estradas da região, e também abriram dois abrigos por precaução.
Mauna Loa é o maior vulcão da Terra em volume. Seu nome significa "Montanha grande" e ele cobre metade da Ilha Grande e é maior que as outras ilhas do Havaí juntas.
Os flancos submarinos do vulcão se estendem ao longo de vários quilômetros até o leito oceânico que, por sua vez, está deprimido pela enorme massa do Mauna Loa, o que faz com que seu cume esteja a cerca de 17 quilômetros acima de sua base, segundo o USGS.
Um dos seis vulcões ativos do arquipélago do Havaí, o Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes desde 1843, segundo o USGS.
A erupção mais recente, em 1984, durou 22 dias e produziu fluxos de lava que chegaram a cerca de sete quilômetros de Hilo, uma cidade onde atualmente vivem cerca de 44 mil pessoas.
O Kilauea, um vulcão situado no flanco sudeste do Mauna Loa, entrou em erupção de forma quase contínua entre 1983 e 2019, e uma pequena erupção está em curso ali há vários meses.
LEIA TAMBÉM:
Vulcão Stromboli, na Itália, volta a eruptar e autoridades decretam alerta