Volta ao mundo em 15 imagens da última semana - 24/10
Acompanhe nesta galeria as fotos e fatos que marcaram a semana
Gabriela Ruic
Publicado em 24 de outubro de 2015 às 06h04.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h28.
São Paulo – O México se preparou nesta semana para receber o mais perigoso furacão da sua história, chamado Patrícia. Nesta sexta-feira, momentos antes de o fenômeno tocar a terra no final do dia, o fenômeno já havia atingido a categoria mais forte da escala Saffir-Simpson (5), trazendo chuva forte e ventos que atingiram 400 km/h. Esta imagem, registrada pelo astronauta Scott Kelly da Estação Espacial Internacional, permite se imaginar a magnitude do furacão . Na França , uma colisão entre um ônibus e um caminhão deixou ao menos 42 mortos em uma estrada próxima da cidade de Libourne. Este é o acidente mais fatal registrado no país desde 1982. Ainda na Europa , mas na Suécia, um homem mascarado atacou os estudantes e professores de uma escola na cidade de Trollhattan com uma espada. Anton Lundin-Petterson, 21, teria agido por racismo e escolheu as vítimas com base em origens étnicas. Petterson matou duas pessoas e feriu outras cinco antes de ser baleado pela polícia. Acompanhe nesta galeria as fotos e fatos que marcaram a semana.
A sexta-feira foi marcada por uma tragédia na França depois que um ônibus e um caminhão colidiram em uma estrada na região de Bourdeaux. 42 pessoas, incluindo o motorista do caminhão, morreram, marcando o episódio como o pior acidente registrado no país desde 1982.
Um homem mascarado entrou em uma escola da Suécia armado com uma espada. Os alunos pensaram que ele faria alguma brincadeira motivada pelo Halloween até o momento em que ele começou o seu ataque. Anton Lundin-Petterson matou duas pessoas e feriu outras cinco antes de ser morto pela polícia, que trata o caso como um crime motivado pelo racismo .
Imagem mostra o momento em que o novo primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau comemorou a vitória com sua esposa. Nesta semana, o partido liberal canadense venceu as eleições desbancando os conservadores do poder depois de dez anos. A mudança nos rumos do país podem tornar o Canadá o primeiro país desenvolvido a legalizar todo o ciclo da maconha, tal qual o Uruguai fez em 2013.
Policiais escoltam um grande grupo de imigrantes e refugiados na região de Dobova, Eslovênia . O país discute maneiras de frear o movimento dessas pessoas, que se intensificou depois que Croácia e Hungria decidiram por fechar as suas fronteiras.
O mundo se emocionou nesta semana quando se comemorou o 30º aniversário da saga futurista “De volta para o futuro”. No filme, o personagem de Michael J. Fox, Marty McFly, viaja pelo tempo e chega ao futuro justamente no dia 21 de outubro de 2015. Na foto, o músico Huey Lewis e os atores Fox, Christopher Lloyd (Doc Brown) e Lea Thompson (Lorraine) são fotografados no momento em que chegavam a uma exibição comemorativa do filme em Nova York.
A repórter Petra Laszló, que ficou internacionalmente conhecida depois de ter sido filmada chutando imigrantes na Hungria , anunciou que irá processar a rede social Facebook e Osama Abdul Mohsen, o refugiado sírio que levou uma rasteira com seu filho no colo. Ela justifica suas ações dizendo que o Facebook não foi eficiente ao retirar mensagens ameaçadoras contra ela e que Mohsen teria mudado o seu depoimento, pois, de acordo com Petra, ele teria inicialmente acusado policiais por sua agressão. Ela foi demitida após o episódio, que causou a ira na comunidade internacional, e está sendo processada também pelo governo do país.
Parentes da família Safwan, cujos membros morreram tentando atravessar o Mediterrâneo em direção à Grécia , choram durante o funeral da mulher, que estava grávida, e seus dois filhos pequenos. De acordo com essas pessoas, os Safwan viviam em condições de pobreza no Líbano e buscavam uma vida melhor na Europa.
A pré-candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton é fotografada durante seu testemunho perante uma comissão do Congresso americano sobre o chamado “caso Benghazi”, como ficou marcado o ataque de rebeldes líbios contra a missão diplomática dos EUA em 2012 e na qual foram mortos o embaixador americano no país, um funcionário da embaixada e dois empregados da CIA. Ela assumiu a responsabilidade pelo caso.
O encontro das famílias norte e sul-coreanas separadas há mais de 60 anos por conta da guerra que devastou os dois países foi marcado pela emoção. Para muitas dessas pessoas, já idosas, o evento será o último adeus. Durante a guerra da Coreia, milhares de pessoas foram deslocadas e muitas famílias acabaram separadas. Desde 2000, encontros esporádicos são organizados pelos governos dos dois países como forma de promover o reencontro entre as famílias. Nesta semana, 400 sul-coreanos e 140 norte-coreanos participaram do evento que durou três dias em um resort na Coreia do Norte . A interação foi altamente controlada, limitada a seis sessões de duas horas. Na imagem, os irmãos Lee Jin-goo e Lee Yong Goo.
Nesta semana, a Ferrari fez a sua estreia na Bolsa de Nova York ( NYSE ). Os papeis da empresa valiam inicialmente 52 dólares, mas durante o pregão da quarta-feira subiram mais de 15%. O valor de mercado da empresa bateu os 10 bilhões de dólares, transformando Piero Lardi Ferrari no mais novo bilionário do mundo.
Os atores Christoph Waltz e Daniel Craig se abraçam durante um evento de promoção do novo filme do personagem James Bond , “Spectre”, o 24º da franquia. O filme deve chegar ao Brasil em novembro.
Um grupo de estudantes são fotografados durante a prática de Tai chi chuan em uma escola de Jiaozuo, na China . Nesta semana, residente da cidade se juntaram para bater o recorde de pessoas praticando a arte ao mesmo tempo. Ao todo, 50 mil participaram em 15 diferentes locais.
O presidente sírio Bashar al-Assad cumprimenta o presidente russo Vladimir Putin durante encontro em Moscou. Segundo agências internacionais, a visita teria sido uma surpresa e a primeira vez que Assad viaja ao exterior desde 2011. A reunião entre os líderes teve dois assuntos centra is : a presença de tropas russas na guerra civil e a ajuda no combate ao Estado Islâmico (EI).