Mundo

Veja frases dos discursos de posse de presidentes dos EUA

De George Washington a Barack Obama: relembre algumas frases de discursos de posse nos Estados Unidos


	Mulher segura bandeira dos EUA: pessoas se reúnem para assistir ao juramento de posse do presidente Barack Obama em telão.
 (REUTERS/Shannon Stapleton)

Mulher segura bandeira dos EUA: pessoas se reúnem para assistir ao juramento de posse do presidente Barack Obama em telão. (REUTERS/Shannon Stapleton)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2013 às 13h04.

Washington - Veja a seleção de frases memoráveis dos discursos de posse de alguns dos presidentes dos Estados Unidos, de George Washington a Barack Obama.

George Washington (1789):

"Nenhum povo pode sentir-se mais obrigado a reconhecer e adorar a mão invisível que conduz os assuntos do homem que o dos Estados Unidos. Cada passo mediante o qual foi avançando o caráter de uma nação independente parece ter sido distinguido por algum sinal de intervenção providencial".

Abraham Lincoln (1865):

"Ambos os partidos desaprovam a guerra, mas um deles faria a guerra antes de deixar que a nação sobreviva, e o outro aceitaria a guerra antes de deixá-la (a nação) perecer, e a guerra veio".

Woodrow Wilson (1917):

"A guerra inevitavelmente deixa sua marca desde o início, tanto em nossas mentes, nossas indústrias, nosso comércio, nossas políticas, quanto em nossa ação social. Ser indiferente a ela, ou independente dela, está fora de questão. E mesmo assim, todo o tempo, estamos conscientes de que não éramos parte dela."


Franklin D. Roosevelt (1933):

"Em primeiro lugar, permitam-me reafirmar minha firme crença de que a única coisa a que devemos temer é ao próprio medo, ao terror anônimo, irracional, injustificado que paralisa os esforços necessários para converter uma retirada em um avanço".

John F. Kennedy (1961):

"Compatriotas: não perguntem o que seu país pode fazer por vocês, perguntem o que você pode fazer por seu país. Concidadãos do mundo: não perguntem o que os Estados Unidos podem fazer por vocês, e sim o que podemos fazer juntos pela liberdade do ser humano".

Ronald Reagan (1981):

"Na crise atual, o governo não é a solução para nosso problema. De vez em quando somos tentados a pensar que a sociedade se tornou muito complexa para ser manejada pelo autogoverno, que o governo nas mãos de uma elite é superior ao governo do, para e pelo povo. Mas se nenhum de nós é capaz de governar a si mesmo, quem de nós tem a capacidade de governar o outro?"


George W. Bush (2005):

"Os acontecimentos e o bom senso nos levam a uma conclusão: a sobrevivência da liberdade no nosso país depende cada vez mais do êxito da liberdade em outros países. A maior esperança para a paz em nosso mundo é a expansão da liberdade em todo o mundo".

Barack Obama (2009):

"Nesse dia, nos reunimos porque escolhemos a esperança em vez do medo, a unidade de propósito em vez do conflito e da discórdia. Nesse dia, nós viemos para proclamar o fim às queixas mesquinhas e falsas promessas, às recriminações e aos dogmas desgastados, que por muito tempo têm enfraquecido nossa política."

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Eleições americanasBarack ObamaFrases

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump