Mundo

Vários atentados da insurgência na Tailândia deixam 3 mortos

Três pessoas morreram em dois atentados realizados por membros da insurgência muçulmana na província de Pattani, no sul da Tailândia

Policiais inspecionam carro após atentado: atentados com armas leves, assassinatos e ataques com explosivos nas províncias de Pattani e Yala se repetem quase diariamente (Surapan Boonthanom/Reuters)

Policiais inspecionam carro após atentado: atentados com armas leves, assassinatos e ataques com explosivos nas províncias de Pattani e Yala se repetem quase diariamente (Surapan Boonthanom/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2014 às 09h26.

Bangcoc - Três pessoas morreram nesta sexta-feira em dois atentados realizados por membros da insurgência muçulmana na província de Pattani, no sul da Tailândia, informou a imprensa local.

Um monge e seu segurança da Defesa Civil morreram após a explosão de uma bomba de fabricação caseira durante a passagem do veículo no qual viajavam por uma estrada da província de Pattani.

Nesta mesma região, um civil de 64 anos morreu quando um desconhecido que conduzia uma motocicleta o surpreendeu no distrito de Khok Pho, segundo o site do jornal "Bangcoc Post".

As autoridades locais indicaram que ambos os ataques foram realizados por membros da insurgência muçulmana que atua na zona.

Os atentados com armas leves, assassinatos e ataques com explosivos nas províncias de Pattani, Narathiwat e Yala se repetem quase diariamente, apesar do desdobramento de 40 mil soldados das forças de segurança e da vigência do estado de exceção.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três citadas províncias, que configuraram o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

Quase seis mil pessoas morreram e nove mil ficaram feridas nas citadas três províncias do sul desde que o movimento de libertação islâmico retomou a luta armada em 2004.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAtaques terroristasMortesTailândiaTerrorismo

Mais de Mundo

Convenção democrata: o que esperar do evento que começa segunda?

El Salvador apreende mais de uma tonelada de cocaína e armas de guerra em alto mar

OMS pede aumento da produção de vacinas contra mpox

OEA aprova por consenso resolução que pede que Maduro divulgue as atas eleitorais na Venezuela

Mais na Exame