Uruguai decreta 3 dias de luto por morte de Chávez

Em sinal de luto, a bandeira uruguaia permanecerá a meio mastro nos dias 6, 7 e 8 de março

Montevidéu - O governo uruguaio decretou nesta quarta-feira três dias de luto oficial pela morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez e o chefe de Estado, José Mujica, viajou para Caracas para participar do funeral do líder falecido.

Em sinal de luto, a bandeira uruguaia permanecerá a meio mastro nos dias 6, 7 e 8 de março em prédios públicos, quartéis, fortalezas, bases aéreas, navios de guerra, embaixadas e outras representações diplomáticas no exterior, afirma o comunicado oficial publicado na página digital da presidencial uruguaia.

A resolução oficial destaca que a morte do presidente Hugo Chávez "enluta não apenas o Estado e o povo da Venezuela" mas "toda a comunidade internacional" devido a seu "desempenho e trajetória como líder político".

Mujica expressou ontem sua dor pela morte de Chávez e mostrou sua confiança no "povo venezuelano", em seu governo e na "força dessa democracia" de que o governante morto "foi um grande construtor", disse.

José Mujica, que manteve uma relação de amizade com Chávez, que encontrou várias vezes, pouco depois de saber da notícia de sua morte viajou para Buenos Aires para viajar junto com a presidente Argentina, Cristina Kirchner, até Caracas, onde chegaram nesta manhã para participar do funeral do líder.

O presidente do Uruguai, de 77 anos e ex-líder guerrilheiro, definiu Chávez há algum tempo como "o governante mais generoso que conheceu".

O Uruguai exerce atualmente a presidência temporária do Mercosul, também composto por Brasil, Argentina e Venezuela, tendo o Paraguai suspenso devido à destituição do presidente Fernando Lugo por parte do Senado paraguaio em junho do ano passado. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.