Mundo

Urnas são abertas para maior eleição da história do México

Quase 90 milhões de eleitores devem escolher o presidente, 128 senadores, 500 deputados, oito governadores e o prefeito da capital

Andres Manuel Lopez Obrador vota nas eleições presidenciais na Cidade do México (Edgard Garrido/Reuters)

Andres Manuel Lopez Obrador vota nas eleições presidenciais na Cidade do México (Edgard Garrido/Reuters)

E

EFE

Publicado em 1 de julho de 2018 às 11h46.

Cidade do México - Os locais de votação da maior eleição da história do México foram abertos na manhã deste domingo e devem receber quase 90 milhões de eleitores que vão definir quem será o novo presidente do país.

Também serão escolhidos na eleição 128 senadores, 500 deputados, oito governadores e o prefeito da capital. As urnas ficarão abertas durante dez horas, até as 18h (horário local; 20h de Brasília).

O favorito na disputa à presidência, em todas as pesquisas de opinião, é Andrés Manuel López Obrador, que lidera uma coalizão formada pelo Movimento Regeneração Nacional (Morena), o Partido do Trabalho (PT) e o Encontro Social.

Na segunda posição aparece o conservador Ricardo Anaya, porta-bandeira da aliança entre o Partido Ação Nacional (PAN), o Partido da Revolução Democrática (PRD) e o Movimento Cidadão.

Em terceiro nas pesquisas está o candidato governista, José Antonio Meade, que concorre pela coalizão que conta com o Partido Revolucionário Institucional (PRI), do atual presidente, Enrique Peña Nieto, além do Verde Ecologista do México e o Nova Aliança.

Jaime Rodríguez Calderón, conhecido como "El Bronco" e que é o primeiro candidato independente a participar de eleições presidenciais do México, graças à reforma político-eleitoral de 2014, está em quarto em intenções de voto.

Para monitorar a lisura do processo eleitoral, 907 visitantes de 60 países atuarão como observadores internacionais. Entre eles destaca-se a missão realizada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), liderada por Leonel Fernández, ex-presidente da República Dominicana.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesMéxico

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente