Treinamento de unidade do Exército da Ucrânia em Donetsk (AFP)
Repórter colaborador
Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 10h43.
A Ucrânia desenvolveu uma arma laser capaz de abater alvos a mais de 2 km de distância do solo, afirmou o comandante da força de drones do país.
Falando em uma cúpula de defesa em Kiev, Vadym Sukharevskyi, comandante das Forças Armadas dos Sistemas Não Tripulados da Ucrânia, disse: "Hoje, já podemos abater aeronaves com este laser a uma altitude de mais de 2 km".
"Ele realmente funciona, ele realmente existe", disse ele, acrescentando que esforços estavam sendo feitos para aumentar sua "capacidade e escala", segundo agência de notícias Interfax-Ucrânia,
O laser é chamado de Tryzub, ou "tridente" em ucraniano, uma referência ao símbolo nacional do país que representa independência, força e unidade.
Sukharevskyi não ofereceu mais detalhes sobre o laser Tryzub. Especialistas disseram à CNN que a existência do Tryzub era "viável".
Patrick Senft, do Armament Research Services, uma consultoria de inteligência especializada em pesquisa de armas e munições, disse à CNN que, embora pouco se saiba sobre o sistema Tryzub, "é totalmente viável para a Ucrânia desenvolver uma arma de energia direcionada (DEW) funcional capaz de destruir alguns alvos aéreos".
Acredita-se que apenas alguns países tenham armas desse tipo, incluindo os EUA, China e Israel.
O Reino Unido também está desenvolvendo seu próprio sistema de armas a laser, chamado DragonFire, que deve estar operacional em 2027.