Mundo

Turquia sofre com um ano de atentados

Istambul sofreu nesta terça-feira um triplo atentado suicida que deixou 41 mortos e 239 feridos


	Turquia: o país teve 10 atentado terroristas desde julho de 2015
 (Ozan Kose / AFP)

Turquia: o país teve 10 atentado terroristas desde julho de 2015 (Ozan Kose / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2016 às 08h42.

Istambul sofreu nesta terça-feira um triplo atentado suicida que deixou 41 mortos e 239 feridos, em mais um ataque de uma longa série de ações contra a Turquia.

Relação dos principais atentados dos últimos 12 meses na Turquia:

- 8 de junho de 2016: 6 mortos na explosão de um carro-bomba diante de uma delegacia de polícia em Midyat (sudeste), em ataque reivindicado pelos rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

- 7 de junho: 11 mortos, incluindo seis policiais, na explosão de um carro-bomba junto a um ônibus da polícia de choque em Beyazit, bairro histórico de Istambul. A ação foi reivindicada pelos Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), grupo radical ligado ao PKK.

- 31 de março: 7 policiais mortos e outras 27 pessoas feridas na explosão de um carro-bomba em Diyarbakir, principal cidade do sudeste de maioria curda. O ataque foi assumido pelo YPG, braço militar do PKK.

- 19 de março: 4 turistas mortos (3 israelenses e um iraniano) e outras 36 pessoas feridas em um ataque de um terrorista suicida que se explodiu na célebre avenida Istiklal, em Istambul, atribuído por Ancara ao grupo Estado Islâmico (EI).

- 13 de março: 35 mortos e mais de 120 feridos na explosão de um carro-bomba no centro de Ancara, reivindicado pelo TAK, grupo radical dissidente do PKK.

- 17 de fevereiro: 28 mortos e cerca de 80 feridos na explosão de um carro-bomba dirigido por um suicida em pleno coração de Ancara, em um ataque visando veículos militares e assumido pelo TAK.

- 14 de janeiro: 6 mortos - um policial e cinco civis - na explosão de um carro-bomba próximo a uma delegacia de Cina, 30 km de Diyarbakir, reivindicado pelo PKK, que se desculpou pela morte de civis.

- 12 de janeiro: 12 turistas alemães mortos em um ataque suicida em Sultanhamet, no coração histórico de Istambul. A ação, atribuída ao EI pelas autoridades, foi realizada sobre o antigo hipódromo, próximo à Basílica de Santa Sofia e à Mesquita Azul.

- 10 de outubro 2015: 103 mortos e mais de 500 feridos em um duplo atentado suicida diante da principal estação de Ancara. O ataque, o mais fatal já realizado em solo turco, foi atribuído pelas autoridades ao EI.

- 20 de julho 2015: 34 mortos e cerca de 100 feridos em um atentado em Suruç, próximo à fronteira síria, visando jovens militantes da causa curda. A ação foi atribuída ao EI.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAtaques terroristasEstado IslâmicoEuropaMortesTerrorismoTurquia

Mais de Mundo

Republicanos exigem renúncia de Biden, e democratas celebram legado

Apesar de Kamala ter melhor desempenho que Biden, pesquisas mostram vantagem de Trump após ataque

A estratégia dos republicanos para lidar com a saída de Biden

Se eleita, Kamala será primeira mulher a presidir os EUA

Mais na Exame