Mundo

Turquia derrubou helicóptero sírio por violar espaço aéreo

Turquia assegura que o aparelho violou o espaço aéreo turco em duas ocasiões durante este sábado, na altura da província de Hatay


	Turquia: ministro da Defesa disse que helicóptero sírio foi abatido por invadir o espaço aéreo do país
 (Burak Kara/Getty Images)

Turquia: ministro da Defesa disse que helicóptero sírio foi abatido por invadir o espaço aéreo do país (Burak Kara/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2015 às 15h10.

Ancara/Damasco - O ministro da Defesa da Turquia, Ismet Yilmaz, afirmou neste sábado que a força aérea de seu país derrubou hoje um helicóptero sírio que tinha invadido o espaço aéreo turco.

"Um helicóptero sírio que tinha adentrado sete milhas após a fronteira turca foi derrubado na região de Cilvegözü", explicou Yilmaz em um discurso na cidade de Sivas.

"Felicito as forças militares", acrescentou o ministro, segundo a informação divulgada pela emissora "CNNTÜRK".

A operação foi realizada por um F-16 turco que decolou da base aérea de Incirlik, na província sulina de Adana, e derrubou o helicóptero, que, segundo testemunhas citadas na imprensa local, teria caído em três partes em território sírio.

A Turquia assegura que o aparelho violou o espaço aéreo turco em duas ocasiões durante este sábado, na altura da província de Hatay.

Por sua parte, as autoridades sírias acusaram hoje a Turquia de ter derrubado um avião não-tripulado do exército de Bashar al Assad na província síria de Idlib, na fronteira com o país vizinho, segundo disse à Agência Efe uma fonte oficial.

A fonte, que pediu anonimato, explicou que "um drone pequeno estava sobrevoando Idlib, no norte, para vigiar os terroristas. Não violava o espaço aéreo turco em absoluto".

Além disso, afirmou que o governo de Ancara ajuda os terroristas" com este ato, que qualificou de "agressão desavergonhada".

A fonte não quis revelar se o Executivo sírio tem intenção de responder à ação da Turquia.

Não é a primeira vez que se produz um incidente similar na fronteira entre ambos Estados.

Em março do ano passado, a Síria acusou a Turquia de ter derrubado um de seus caças-bombardeiros, que "perseguia terroristas em território sírio", o que foi negado por Ancara, que garantiu que o incidente tinha ocorrido em território turco.

Em junho de 2012, um avião militar turco caiu no Mar Mediterrâneo após ser abatido pela defesa antiaérea síria.

As relações entre os países é tensa porque o regime de Bashar al Assad culpa a Turquia de apoiar os grupos armados que operam em seu território.

A Turquia abriga, além disso, a sede da principal aliança política opositora, a Coalizão Nacional Síria (CNFROS). EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaHelicópterosSíriaTurquiaVeículos

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA