Mundo

Turquia convoca embaixador do Brasil após ato do Senado

A Turquia convocou o embaixador do Brasil em Ancara para consulta após o Senado aprovar voto em que reconhece como genocídio o massacre de armênios


	Turquia: ministério também convocou seu embaixador no Brasil
 (Getty Images)

Turquia: ministério também convocou seu embaixador no Brasil (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2015 às 20h33.

Istambul - O Ministério das Relações Exteriores da Turquia afirmou nesta segunda-feira que convocou seu embaixador no Brasil para consulta, depois que o Senado aprovou um voto de solidariedade ao povo armênio, em que reconhece como genocídio o massacre de armênios na Turquia, durante a Primeira Guerra Mundial.

O ministério também convocou o embaixador do Brasil em Ancara, em 3 de junho, devido ao assunto, disse a pasta em um comunicado enviado por email.

A Turquia reconhece que armênios cristãos morreram durante o levante da Primeira Guerra Mundial, mas rejeita declarações ou legislação de governos estrangeiros que classificam as mortes como genocídio.

"Vemos a decisão do Senado brasileiro que distorce a realidade como irresponsável e a condenamos", disse o Ministério das Relações Exteriores turco.

Os armênios, duas dezenas de países e a maioria dos estudiosos ocidentais consideram os assassinatos como genocídio.

O Senado aprovou na terça-feira voto de solidariedade ao povo armênio. "Ao aprovar requerimento dos senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e José Serra (PSDB-SP), o Senado presta homenagem às vítimas e reconhece a contribuição para a formação econômica, social e cultural do Brasil de milhares de brasileiros descendentes de refugiados", informou a Agência Senado. 

Acompanhe tudo sobre:ArmêniaÁsiaEuropaGenocídioPolítica no BrasilSenadoTurquia

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia