Exame Logo

Tufão Shanshan deixa ao menos 3 mortos no sudoeste do Japão

Fenômeno também causou danos em mais de 100 casas e 41 pessoas foram feridas

Pessoas conversam ao lado de uma árvore caída, derrubada por ventos fortes do tufão Shanshan em Usa, província de Oita, em 29 de agosto de 2024 (Yuichi YAMAZAKI/AFP)
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 29 de agosto de 2024 às 06h32.

O tufão Shanshan atingiu nesta quinta-feira, 29, a ilha principal de Kyushu, no sudoeste do Japão, onde deixou ao menos três mortos, um desaparecido e 41 feridos, além de ter causado danos em mais de 100 casas.

Os dados foram divulgados pelo porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi.

Veja também

O homem desaparecido, de cerca de 60 anos, caiu ontem no mar no porto de Kagoshima enquanto tentava atracar seu barco, de acordo com a emissora pública de televisão "NHK".

Imagens divulgadas pela emissora mostram inundações e casas com parte de suas fachadas destruídas depois que o tufão atingiu a cidade de Satsumasendai, na província de Kagoshima, por volta das 8h desta quinta-feira (20h de quarta-feira em Brasília).

Depois de atingir terra firme, o tufão começou a se deslocar para norte/nordeste a uma velocidade de cerca de 15 quilômetros por hora, e pode chegar a Tóquio nos dias 2 ou 3 de setembro.

Na província de Miyazaki, o tufão causou danos a cerca de 160 casas e edifícios, e áreas baixas foram inundadas.

Em relação ao impacto no transporte, os serviços de trem-bala entre Kumamoto e Fukuoka e entre Nagasaki e Takeo foram suspensos, e a maioria das linhas regulares também não está funcionando.

Empresas ferroviárias informaram que, de acordo com o avanço esperado de Shanshan em direção a Honshu, a linha de alta velocidade entre Fukuoka e Osaka será afetada com cancelamentos ou suspensões até sábado, e a linha entre Osaka e Tóquio entre sexta-feira e domingo.

Oito rodovias foram fechadas, e cerca de 700 voos foram cancelados nesta quinta-feira, de acordo com dados do governo japonês.

Acompanhe tudo sobre:JapãoMudanças climáticas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame