EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, proclamou hoje à noite o resultado provisório do primeiro turno da eleição presidencial e determinou que, com base nesse resultado, sejam iniciadas as providências para a realização do segundo turno.
Ele anunciou que a candidata do PT, Dilma Rousseff, teve 46,91% dos votos válidos e o tucano José Serra, 32,61%. Como nenhum dos dois teve a maioria dos votos, o segundo turno tem de ser realizado.
Com a proclamação do resultado, as emissoras de rádio e TV deverão reservar, no prazo de 48 horas, espaço para veiculação do horário eleitoral. Com isso, a propaganda presidencial do segundo turno deverá ter início na próxima sexta-feira.
Lewandowski observou que não foram protocolados recursos e impugnações questionando o resultado do primeiro turno do pleito presidencial e, por isso, estava fazendo a proclamação provisória do resultado. Para fazer a proclamação definitiva do resultado, os ministros do TSE devem concluir uma análise detalhada do processo em cada Estado.
Leia mais sobre Eleições 2010
Siga as últimas notícias de Eleições 2010 no Twitter