Mundo

Trump vence no Arizona e conquista todos os “estados-pêndulo” das eleições dos EUA

Republicano teve vitória expressiva sobre a rival, Kamala Harris

Donald Trump, presidente eleito dos EUA, ao lado da mulher, Melania (Jim Watson/AFP)

Donald Trump, presidente eleito dos EUA, ao lado da mulher, Melania (Jim Watson/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 10 de novembro de 2024 às 13h59.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, também levou a melhor no “estado-pêndulo” do Arizona e conquistou os 11 delegados que estavam em disputa nesse território, segundo projeções da emissora de televisão “CNN” e da agência de notícias “Associated Press”.

A vitória no Arizona soma-se às já garantidas nos demais “estados-pêndulo” destas eleições - Wisconsin, Michigan, Pensilvânia, Geórgia, Carolina do Norte e Nevada -, onde Trump também venceu, somando ao todo 312 votos no Colégio Eleitoral, em comparação com os 226 da candidata democrata, a vice-presidente Kamala Harris.

Trump, que foi oficialmente proclamado vencedor das eleições presidenciais americanas na quarta-feira, inverte assim o resultado obtido no Arizona em 2020, quando o ainda presidente Joe Biden venceu por 10.457 votos na batalha eleitoral mais acirrada por estados daquele ano.

Com o condado de Maricopa como epicentro, Trump passou então a espalhar teorias de conspiração infundadas sobre fraude eleitoral, que foram plantadas nos últimos quatro anos nas mentes de muitos republicanos e que vieram constantemente à tona durante a última campanha.

Neste estado localizado no chamado “Cinturão do Sol”, que parecia fundamental para o resultado das eleições antes de o magnata republicano vencer com tamanha tranquilidade, Trump também ganhou de Hillary Clinton em 2016.

O Arizona tem sido historicamente um estado de tendência republicana – a vitória de Biden foi a segunda de um candidato democrata nos últimos 28 anos – mas o rápido crescimento da população latina e as divisões dentro dos republicanos naquele estado complicaram a tarefa de reconquistá-lo.

Na verdade, desde a última vitória de Trump ali (2016), o Partido Democrata conseguiu eleger a governadora do estado, Katie Hobbs; dois senadores e outras autoridades estaduais de alto escalão.

Tanto Kamala Harris quanto Trump, que tinha uma ligeira vantagem nas pesquisas para o Arizona, mas dentro da margem de erro, visitaram a fronteira entre este estado e o vizinho México durante a campanha para atrair eleitores.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições EUA 2024Eleições americanas

Mais de Mundo

Com 51 vítimas nas últimas 24h, total de mortos em Gaza vai a 43.604

Sobe para 222 o número de mortos devido às chuvas torrenciais na Espanha

Juiz decide nesta semana se manterá condenação de Trump por suborno

Rússia repele ataque massivo de mais de 30 drones ucranianos contra Moscou