Mundo

Trump nomeia mais um apresentador da Fox News para o governo

Sean Duffy foi escolhido comandar a secretaria dos Transportes

Sean Duffy vai precisar lidar com as empresas de Musk e a crise na Boeing (Reprodução )

Sean Duffy vai precisar lidar com as empresas de Musk e a crise na Boeing (Reprodução )

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 19 de novembro de 2024 às 08h05.

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse na segunda-feira que vai nomear o ex-deputado por Wisconsin e apresentador da Fox Business News, Sean Duffy, como secretário de Transportes.

Se confirmado, Duffy supervisionará as políticas de aviação, automotiva, ferroviária, trânsito e outros transportes no departamento com um orçamento de cerca de US$ 110 bilhões, bem como o pacote de US$ 1 trilhão aprovado pelo governo Biden em 2021 para infraestrutura.

"Estou ansioso para ajudá-lo a inaugurar uma nova era de ouro do transporte", escreveu Duffy nas redes sociais.

Não foi o primeiro nome ligado à emissora a fazer parte do novo governo Trump. Na semana passada, o republicano anunciou a nomeação de Pete Hegseth, veterano de guerra e apresentador do programa “Fox & Friends Weekend”, como o novo secretário de Defesa.

Os desafios do novo secretário

As mortes no trânsito dos EUA caíram neste ano, mas ainda permanecem acima dos níveis pré-Covid, segundo a Reuters. A taxa de fatalidade continua mais alta neste ano do que em qualquer ano pré-pandemia desde 2008. Duffy enfrentará pressão para facilitar as regras para carros autônomos buscados pela Tesla, de Elon Musk, e outras montadoras.

Trump disse que Duffy priorizará "excelência, competência, competitividade e beleza ao reconstruir rodovias, túneis, pontes e aeroportos da América. Ele garantirá que nossos portos e represas atendam à nossa economia sem comprometer nossa Segurança Nacional."

Duffy supervisionará também a situação na Boeing. A Administração Federal de Aviação (FAA, em inglês), que faz parte da secretaria de Transportes, limitou desde janeiro a empresa a produzir somente 38 aviões 737 MAX por mês - isso depois que uma porta se soltou em pleno voo da Alaska Airlines no início do ano, expondo sérios problemas de segurança na Boeing. Desde então, a empresa vem passando por uma grave crise.

Sean Duffy também decidirá se continuará com o esforço do governo Biden pelos direitos dos passageiros da aviação e se aprovará mais joint ventures de companhias aéreas, segundo a Reuters.

Duffy também ficará encarregado da supervisão das empresas administradas por Elon Musk, que agora tem um cargo oficial no governo Trump.

O USDOT está investigando o Tesla Autopilot enquanto a FAA propôs multar a SpaceX por violar as regras de licença espacial. Musk pediu a renúncia do chefe da FAA, Mike Whitaker.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpTransportesEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Rússia diz que Biden deu a Zelensky “permissão suicida” para usar armas de longo alcance

França elogia decisão dos EUA de permitir uso de mísseis pela Ucrânia

Presidente do Paraguai está “estável”, diz primeiro boletim médico de hospital no RJ

Presidente paraguaio passa mal no G20 e é hospitalizado no Rio de Janeiro