Mundo

Trump está seguro após incidente em comício, diz porta-voz

Ex-presidente teve ferimento no rosto após som de tiros ser ouvido no local

Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia (Anna Moneymaker/AFP)

Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia (Anna Moneymaker/AFP)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 13 de julho de 2024 às 20h24.

Última atualização em 15 de julho de 2024 às 10h33.

MILWAUKEE - O ex-presidente Donald Trump foi ferido na cabeça durante um aparente ataque a tiros durante um comício em Butler, na Pensilvânia, na tarde deste sábado, 13. Ele foi levado a um hospital e está em boas condições, segundo seu porta-voz.

"Ele está bem e sendo avaliado em um unidade médica local. Mais detalhes em breve", disse Steven CHeung, porta-voz de Trump, em comunicado. Ele disse que o ex-presidente agradeceu aos agentes de segurança pela atuação.

"Um incidente ocorreu em 13 de julho em um comício de Trump na Pensilvânia. O Serviço Secreto implantou medidas de proteção e o ex-presidente está seguro. Há agora uma investigação ativa do Serviço Secreto em andamento e mais informações serão liberadas quando disponíveis", disse Anthony Gugliemi, porta-voz do Serviço Secreto.

Veja vídeo do momento em que Trump é atingido:

 

Como foi o ataque a Trump

O incidente aconteceu pouco após Trump começar seu discurso. Foi possível ouvir um som que lembrava o de tiros. Em seguida, o ex-presidente e a plateia se abaixaram. Ao se levantar, foi possível ver que o ex-presidente tinha um ferimento que sangrava, na orelha. Ele saudou os espectadores enquanto era retirado.

Agentes correram para protegê-lo e o retiraram do palco, sob proteção, em seguida. Ele foi levado para o carro e deixou o local. O Serviço Secreto faz a segurança de ex-presidentes e de candidatos presidenciais em campanha.

https://x.com/popbase/status/1812249990502428993?s=46&t=DU42oc3knaGuWjAVoWOQjw

Onde ocorreu o ataque contra Trump

Butler fica a cerca de 50 km ao norte de Pittsburgh e é uma cidade pequena, de 13 mil habitantes, no oeste da Pensilvânia, um dos estados decisivos nas eleições de 2024.

O incidente ocorre a dois dias do início da Convenção Nacional Republicana, em Milwaukee, Wisconsin. A cidade está sob um forte esquema de proteção e o acesso à região onde o evento ocorre está sendo cercada com barreiras. Apenas pessoas com credenciais poderão acessar as áreas onde os políticos estarão. O evento deverá confirmar a candidatura de Trump à Presidência e deve atrair mais de 50 mil pessoas.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasEleições EUA 2024Atentado contra Trump

Mais de Mundo

Dois dias após atentado, Trump faz primeira aparição pública na Convenção Republicana

Biden ordena fornecimento de aparato de segurança para Kennedy Jr. e reforço para o de Trump

Site de Trump usa imagem de seu rosto ensanguentado para arrecadar fundos após atentado

Bolívia anuncia descoberta de megacampo de gás natural

Mais na Exame