Mundo

Trump elogia conversa com Putin antes de encontro com Zelensky

O presidente dos EUA afirmou ter tido um diálogo "muito produtivo" com o líder russo antes de discutir o plano de paz para a Ucrânia com presidente ucraniano

A reunião organizada por Trump ocorrerá às 13h no horário local (15h no horário de Brasília), de acordo com a Casa Branca (AFP/AFP)

A reunião organizada por Trump ocorrerá às 13h no horário local (15h no horário de Brasília), de acordo com a Casa Branca (AFP/AFP)

Publicado em 28 de dezembro de 2025 às 14h59.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, 28, que manteve uma conversa telefônica "muito produtiva" com o presidente russo, Vladimir Putin, horas antes de se reunir com o líder ucraniano, Volodímir Zelensky, para discutir o plano de paz para a guerra na Ucrânia.

"Acabei de ter uma conversa telefônica muito produtiva com o presidente Putin da Rússia antes da minha reunião, hoje às 13h, com o presidente Zelenski da Ucrânia", disse Trump em sua rede TruthSocial, onde costuma fazer anúncios.

"A reunião será realizada no salão de jantar principal de Mar-a-Lago. A imprensa está convidada. Obrigado pela atenção! Presidente DJT", complementou o republicano.

Reunião entre Trump e Zelensky

Zelensky viajou a Miami, nos EUA, em busca de garantias americanas para sustentar uma nova proposta de paz que visa encerrar o conflito de quase quatro anos com a Rússia.

O plano de 20 pontos, elaborado após semanas de negociações entre Washington e Kiev, ainda não foi aceito pela Rússia, que intensificou os ataques em larga escala de mísseis e drones contra a capital ucraniana neste domingo.

O plano de paz, em questão, trata de mecanismos de segurança para evitar novas ofensivas e de temas sensíveis, como o futuro de Donbass e o controle de uma usina nuclear sob ocupação russa.

A reunião organizada por Trump ocorrerá às 13h no horário local (15h no horário de Brasília), de acordo com a Casa Branca, e será o primeiro encontro entre os dois desde outubro, quando o republicano recusou o pedido de Zelensky por mísseis Tomahawk de longo alcance.

A participação de líderes europeus também é esperada, segundo o porta-voz da Casa Branca, Sergiy Nykyforov a jornalistas. Ele acrescentou que “a lista final de participantes ainda está sendo definida”.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpVladimir PutinVolodymyr-ZelenskyUcrâniaRússia

Mais de Mundo

Veja a lista dos convidados de Trump para o 'Conselho de Paz para Gaza'

França rejeita integrar 'Conselho de Paz para Gaza' com condições atuais de Trump

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário