Mundo

Trump disse "coisas muito interessantes" em discurso, diz Maduro

Segundo o líder venezuelano, foi a primeira vez que um presidente dos EUA falou da luta contra o narcotráfico pelo aspecto de "curar os consumidores"

Nicolás Maduro: Trump fez ontem seu primeiro discurso em uma sessão conjunta do Congresso (Miraflores Palace/Handout/Reuters)

Nicolás Maduro: Trump fez ontem seu primeiro discurso em uma sessão conjunta do Congresso (Miraflores Palace/Handout/Reuters)

E

EFE

Publicado em 2 de março de 2017 às 08h26.

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quarta-feira que está analisando o discurso que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez ontem no Congresso e avaliou que o republicano disse "coisas muito interessantes" sobre a luta contra o narcotráfico no país.

"Estive vendo ontem o discurso do presidente Donald Trump. Vi cada detalhe do que ele disse, ainda estou analisando, mas ouvi coisas muito interessantes. Pela primeira vez ouvi um presidente dos EUA falar da luta contra o narcotráfico em um aspecto fundamental que é curar os consumidores", disse Maduro.

O presidente venezuelano considerou muito interessante o fato de Trump ter reconhecido o narcotráfico como o problema de saúde pública. E ressaltou que não só os EUA, mas também a Europa, devem investir dinheiro para curar os usuários.

Trump fez ontem seu primeiro discurso em uma sessão conjunta do Congresso para defender as medidas adotadas durante seu primeiro mês na Casa Branca e seu programa político.

Diferentemente de outras oportunidades, o republicano adotou um tom mais presidencial e agradou grande parte dos americanos e da imprensa do país.

Maduro disse ter "diferenças" com Trump, mas destacou que o governo da Venezuela que processar essas divergências pela via do diálogo respeitoso.

"Tomara que seja pela via diplomática, pela via do respeito absoluto à independência, soberania e direito à paz da Venezuela", afirmou Maduro no pronunciamento.

O presidente venezuelano diz que outras pessoas estão "impondo" a Trump políticas contra o país, e pediu que o republicano "abra os olhos" para o assunto. Apesar de ressaltar que não quer brigas com o novo líder americano, Maduro disse que a Venezuela responderá possíveis "agressões do imperialismo".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Nicolás MaduroVenezuela

Mais de Mundo

O destino incerto da Venezuela e seus impactos para o Brasil

Como irão funcionar as eleições presidenciais na Venezuela?

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Mais na Exame