Mundo

Trump bate recorde em pesquisa eleitoral em nível nacional

De acordo com a pesquisa, 41% dos eleitores republicanos em nível nacional respalda a candidatura do magnata à presidência


	Donald Trump: pesquisa mostra que o multimilionário lidera também as enquetes entre os brancos que professam a religião evangélica
 (Jonathan Drake / Reuters)

Donald Trump: pesquisa mostra que o multimilionário lidera também as enquetes entre os brancos que professam a religião evangélica (Jonathan Drake / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2016 às 15h05.

Washington - O multimilionário Donald Trump alcançou um novo recorde de intenções de voto para obter a indicação republicana à Casa Branca, ao obter o apoio de quatro de cada dez eleitores conservadores, segundo uma nova pesquisa da emissora "CNN" divulgada nesta terça-feira.

De acordo com a pesquisa, 41% dos eleitores republicanos em nível nacional respalda a candidatura do magnata à presidência, mais que o dobro que seu concorrente mais próximo, o senador pelo Texas, Ted Cruz, que obteve 19% de apoio.

Nenhum outro candidato republicano para as primárias, que darão seu tiro de largada na próxima semana no estado de Iowa, alcançou dois dígitos na enquete.

O senador pela Flórida, Marco Rubio, chegou a 8%, enquanto o neurocirurgião Ben Carson alcançou 6% e o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, 5%. Os demais pré-candidatos ficaram abaixo desse número.

A pesquisa anterior realizada pela "CNN" dava a Trump 39% de apoio, contra 18% para Cruz e 10% para Rubio, o que indica certa estabilidade na corrida republicana.

A pesquisa mostra, além disso, que o multimilionário lidera também as enquetes tanto entre homens como entre mulheres, assim como entre os mais jovens e os de maior idade, além de entre os brancos que professam a religião evangélica.

Embora também esteja à frente dos adversários, o multimilionário fraqueja entre os graduados universitários, que lhe dão 26% de apoio frente a 20% de Cruz; e entre os simpatizantes do Tea Party, a ala mais conservadora do partido, onde obtém 37% frente a 34% para o senador pelo Texas.

A pesquisa foi realizada por telefone entre os dias 21 e 24 de janeiro com uma amostra aleatória nacional de 1.002 adultos e tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Monica Crowley, da Fox News, como Chefe de Protocolo

Yamandú Orsi é oficialmente proclamado presidente eleito do Uruguai

Barnier: de habilidoso negociador do Brexit a primeiro-ministro efêmero