Mundo

TRE-RO recebe mais de mil denúncias de crime eleitoral em uma semana

Até o momento, são mais de 3 mil denúncias de crime eleitoral

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Porto Velho - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) recebeu, na última semana, mais de mil denúncias de propaganda irregular, compra de votos e uso da máquina administrativa. Até o momento, são mais de 3 mil denúncias de crime eleitoral.

Para receber as denúncias, a Justiça Eleitoral do estado disponibilizou à população o telefone 148, que é gratuito. O denunciante não precisa se identificar.

A diretora geral do TRE-RO, Elizabeth Mesquita, informa que a comissão de segurança do tribunal trabalha em contato direto com as polícias Federal e Militar e com o Ministério Público. Denúncias de crime eleitoral são encaminhadas imediatamente ao Ministério Público e à Polícia Federal para investigação. A Polícia Militar trabalha no apoio e fica responsável pelas abordagens e pelos flagrantes.

De acordo com Elizabeth Mesquita, os processos já estão em andamento, mas ainda não é possível divulgar porque eles não são públicos. Ela conta que foram feitos vários flagrantes e que o Ministério Público prepara as denúncias para apresentar ao tribunal.

Caso os candidatos sejam condenados, mesmo eleitos, perdem o registro da candidatura e são impedidos de serem diplomados.

 

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilEleiçõesEleições 2010

Mais de Mundo

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump

Irã alerta para 'consequências destrutivas' se UE classificar Guarda Revolucionária como terrorista

Portugal apreende submarino com quase nove toneladas de cocaína vindo da América Latina