Torcida na Inglaterra: estudo revelou que um terço dos torcedores que acodem aos estádios de futebol no Reino Unido se viram afetados pelo uso de pirotecnia (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 3 de dezembro de 2013 às 11h35.
Londres - Os torcedores ingleses utilizam crianças para introduzir material pirotécnicos em estádios da Inglaterra, alertou nesta terça-feira a Federação Inglesa de Futebol (FA), que lançou uma campanha para conscientizar sobre o perigo que representa o uso de fogos de artifício em encontros esportivos.
Um estudo da FA, feito com 1.635 torcedores, revelou a tendência de usar os menores de até oito anos para esta prática ilegal, depois que as câmeras de segurança de um estádio capturou na temporada passada uma criança entregando fogos de artifício de sua mochila a um grupo de adultos no interior do estádio.
A campanha da FA divulgará anúncios nos estádios e em sites para lembrar que o uso ou a posse desses objetos nos estádios é ilegal e inclusive está sujeita a penas de prisão.
Esta iniciativa também adverte sobre os perigos pelo uso de sinalizadores e bombas de fumaça nos encontros esportivos.
Nos três primeiros meses da temporada, foram registrados 96 fatos provocados pelo uso de objetos de pirotecnia nas competições inglesas de futebol, e no último ano e meio nove pessoas ficaram feridas ou com queimaduras por este motivo nos campos ingleses.
Os números contrastam com os registros de 2012-2013, quando foram contabilizados um total de 172, cem a mais que na temporada anterior (2011-2012) que terminou com 72, muito acima dos oito que contabilizados entre 2010 e 2011.
O estudo revelou que um terço dos torcedores que acodem aos estádios de futebol no Reino Unido se viram afetados pelo uso de pirotecnia, e do total, 87% disseram que consideram esta prática perigosa.