Mundo

Tiros são vistos contra casa de embaixador alemão na Grécia

Atiradores não identificados abriram fogo contra a residência do embaixador com um rifle Kalashnikov

Buraco de tiro é visto na casa do embaixador da Alemanha na Grécia, após um ataque no subúrbio de Atenas (Yannis Behrakis/Reuters)

Buraco de tiro é visto na casa do embaixador da Alemanha na Grécia, após um ataque no subúrbio de Atenas (Yannis Behrakis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2013 às 15h45.

Atenas - Atiradores não identificados abriram fogo contra a residência do embaixador alemão em Atenas com um rifle Kalashnikov nesta segunda-feira em um ataque visto como uma tentativa de azedar as relações entre a endividada Grécia e sua maior nação credora.

A polícia afirmou que aproximadamente 60 tiros foram disparados contra a residência altamente protegida numa movimentada rua de um subúrbio no norte. Pelo menos quatro balas atingiram paredes e outras quatro chegaram às grades de metal de seu perímetro. Não houve feridos.

O sentimento antialemão tem crescido durante a prolongada crise econômica na Grécia e muitos dos que lutam contra um desemprego recorde e a queda do padrão de vida culpam a insistência da Alemanha com o rigor fiscal como solução para seus problemas econômicos.

A Alemanha é o maior contribuinte individual do resgate de 240 bilhões de euros para a Grécia que tem mantido o país funcionando desde 2010 e o salvou da falência.

A Alemanha tem pelo menos 15 bilhões de euros (cerca de 20 bilhões de dólares) de empréstimos bilaterais concedidos à Grécia como parte do resgate.

Ninguém assumiu a responsabilidade pelo ataque em que a polícia acredita ter sido executado por membros de grupos guerrilheiros de esquerda. Um policial, que falou sob condição de anonimato, disse que pelo menos dois atiradores a pé estavam envolvidos.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrise gregaEuropaGréciaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã