Mundo

Texas Pacific confirma seu interesse pela Iberia

O fundo de investimentos quer aumentar sua potência no setor aéreo e estuda lançar uma proposta

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Os rumores se confirmaram. O fundo de capital de risco Texas Pacific Group (TPG) reconheceu que estuda lançar uma oferta por 100% da companhia aérea espanhola Iberia a um preço de 3,60 euros por ação, o que faria seu valor de mercado alcançar 4,527 bilhões de dólares. Segundo o comunicado a Comissão Nacional do Mercado de Valores, o fundo, que é proprietário da australiana Qantas, afirma que já solicitou informação corporativa, contábil e fiscal da empresa espanhola.

O preço indicativo da possível aquisição da Texas Pacific está abaixo de quatro euros por ação - ou seja, menor que o preço atual do papel. Os rumores sobre o interesse da TPG começaram a circular nesta semana depois do anúncio de que a Iberia autorizava o seu presidente a facilitar informações a potenciais investidores.

Na sua solicitação, o TPG se compromete a realizar análise das informações que pediu sobre a companhia no prazo de 20 a 30 dias úteis. A Iberia já se pronunciou e disse que esta aproximação não constitui em nenhum caso uma oferta por toda a parte do capital da companhia e ainda que não pretende criar algum tipo de obrigação legal ou compromisso com a TPG.

O interesse do grupo pelo setor aéreo não é novo. Em 1993 o TPG adquiriu a companhia americana Continental Airlines e a australiana Qantas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Donald Trump pode perder o Congresso em novembro? Entenda

Partido das Baratas se torna maior desafio ao governo de Modi na Índia

Governo brasileiro diz que são 'falsas' justificativas dos EUA para revogar visto de embaixadora

Visto da embaixadora brasileira nos EUA é revogado pelo Departamento de Estado