Mundo

Texas Pacific confirma seu interesse pela Iberia

O fundo de investimentos quer aumentar sua potência no setor aéreo e estuda lançar uma proposta

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Os rumores se confirmaram. O fundo de capital de risco Texas Pacific Group (TPG) reconheceu que estuda lançar uma oferta por 100% da companhia aérea espanhola Iberia a um preço de 3,60 euros por ação, o que faria seu valor de mercado alcançar 4,527 bilhões de dólares. Segundo o comunicado a Comissão Nacional do Mercado de Valores, o fundo, que é proprietário da australiana Qantas, afirma que já solicitou informação corporativa, contábil e fiscal da empresa espanhola.

O preço indicativo da possível aquisição da Texas Pacific está abaixo de quatro euros por ação - ou seja, menor que o preço atual do papel. Os rumores sobre o interesse da TPG começaram a circular nesta semana depois do anúncio de que a Iberia autorizava o seu presidente a facilitar informações a potenciais investidores.

Na sua solicitação, o TPG se compromete a realizar análise das informações que pediu sobre a companhia no prazo de 20 a 30 dias úteis. A Iberia já se pronunciou e disse que esta aproximação não constitui em nenhum caso uma oferta por toda a parte do capital da companhia e ainda que não pretende criar algum tipo de obrigação legal ou compromisso com a TPG.

O interesse do grupo pelo setor aéreo não é novo. Em 1993 o TPG adquiriu a companhia americana Continental Airlines e a australiana Qantas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Telão da Times Square fica escuro após apagão cibernético; veja vídeo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Mais na Exame