Mundo

Terremoto, tornado e chuvas abalam o Japão

Japão vive sob o espectro do terremoto de 9 graus que, 2011, abalou a costa leste do arquipélago e provocou um tsunami, que deixou mais de 18 mil mortos

Representante da Agência Meteorológica do Japão durante coletiva: autoridades ordenaram a saída de milhares de moradores de suas casas pelo risco de inundações (Yoshikazu Tsuno/AFP)

Representante da Agência Meteorológica do Japão durante coletiva: autoridades ordenaram a saída de milhares de moradores de suas casas pelo risco de inundações (Yoshikazu Tsuno/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 18h30.

Tóquio - Um terremoto de 6,5 graus de magnitude, um tornado e chuvas torrenciais afetaram o Japão nesta quarta-feira, sem provocar alerta de tsunami, anunciou a agência sismológica japonesa.

O tremor sacudiu a ilha de Honshu, às 09H18 local (21H18 Brasília), ocorreu a 400 km de profundidade no oceano Pacífico, a cerca de 600 km ao sul de Tóquio, onde os prédios balançaram.

Segundo a imprensa japonesa, o terremoto não deixou vítimas ou danos materiais importantes.

A operadora da central nuclear de Fukushima, Tokyo Electric Power (Tepco), não constatou qualquer novo problema no complexo decorrente do terremoto.

"Confirmamos que não há nada de anormal", após a realização de diversas medições no local, explicou um porta-voz da Tepco à AFP.

A região de Fukushima tremeu como o resto da costa pacífica da grande ilha japonesa, Honshu.

O terremoto paralisou os trens nas zonas afetadas, mas o tráfego voltou a normal rapidamente.


O Japão vive sob o espectro do terremoto de 9 graus que em 11 de março de 2011 abalou a costa leste do arquipélago e provocou um gigantesco tsunami, que deixou mais de 18 mil mortos e deu início à catástrofe nuclear na central de Fukushima Daiichi, a mais grave desde Chernóbil (Ucrânia), em 1986.

Ao mesmo tempo, um tornado afetou nas últimas horas parte do município de Tochigi (norte de Tóquio), onde derrubou telhados, arrancou postes de energia elétrica, quebrou janelas e destruiu instalações.

A meteorologia advertiu para o risco de tornados em várias províncias do país.

As autoridades ordenaram a saída de milhares de moradores de suas casas pelo risco de inundações e deslizamentos de terra nas regiões sudoeste, central e leste do Japão.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesÁsiaDesastres naturaisEmpresasFukushimaJapãoPaíses ricosTepcoTerremotosTornadosTsunami

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado