Mundo

Terremoto de magnitude 6,8 atinge a Bolívia

Tremor ocorreu a 557 quilômetros de profundidade. Há relatos de que o evento foi sentido no Brasil, especialmente em Brasília e São Paulo

Terremoto na Bolívia em 02/04/2018 (USGS/Reprodução)

Terremoto na Bolívia em 02/04/2018 (USGS/Reprodução)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 2 de abril de 2018 às 11h29.

Última atualização em 2 de abril de 2018 às 14h19.

São Paulo – Um terremoto com magnitude de pelo menos 6,6 atingiu a Bolívia na manhã desta segunda-feira, sem causar danos ou deixar feridos, mas levando pessoas a esvaziar prédios de escritórios até mesmo nas distantes Brasília e São Paulo, disseram autoridades.

Na Bolívia, o terremoto sacudiu prédios altos, mas nenhum dano ou ferimento foi relatado cerca de duas horas depois do tremor inicial, segundo o Observatório Sismológico de San Calixto.

O observatório boliviano colocou a magnitude do terremoto em 6,6, mas o Serviço Geológico dos EUA disse que o tremor teve magnitude 6,8.

O tremor, cujo epicentro foi a 557 quilômetros de profundidade, atingiu uma localização a aproximadamente 300 quilômetros a sudeste de Sucre, cidade boliviana nas terras altas do sul do país, de acordo com o USGS.

No Brasil, o tremor sacudiu andares altos de prédios em diversas cidades, incluindo São Paulo e Brasília, causando certo pânico em um país onde os terremotos são pouco frequentes.

Imagens de televisão mostraram pessoas deixando edifícios de escritórios na Avenida Paulista, no centro de São Paulo, a cerca de 2.000 quilômetros do epicentro do terremoto.

Em Brasília, a emissora Globonews mostrou dezenas de pessoas deixando prédios no distrito comercial da zona sul da cidade.

De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o tremor foi sentido em várias cidades brasileiras por volta das 10h40 (horário de Brasília).

O USGS inicialmente disse que o terremoto teve magnitude 6,9, e uma profundidade de cerca 554 quilômetros, mas depois revisou sua leitura.

Repercussão

No Chile, o jornal La Nácion, citando o Centro de Sismologia chileno, informou que as regiões de Antofagasta, Arica e Parinacota, todas localizadas no norte do país, também sentiram o tremor que aconteceu em território boliviano. No Chile, continuou a publicação, não há notícias de danos de infraestrutura ou pessoas feridas nestes locais.

O abalo também foi sentido no Brasil, especialmente em Brasília e em São Paulo, de acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. Não há relatos de feridos e alguns edifícios chegaram a ser esvaziados nestas cidades em decorrência do tremor.

Acompanhe tudo sobre:BolíviaTerremotos

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique