Terremoto de magnitude 5,8 atinge a capital e o centro do México
Não há registros de danos causados pelo abalo sísmico até o momento, segundo as autoridades
Agência de notícias
Publicado em 7 de dezembro de 2023 às 19h10.
Última atualização em 7 de dezembro de 2023 às 19h23.
Um terremoto com magnitude preliminar de 5,8, segundo o serviço sismológico do México, atingiu nesta quinta-feira uma grande área do centro do México , incluindo a capital. O epicentro do terremoto, que acionou o sistema de alerta preventivo, localizou-se na comunidade de Chiautla de Tapia, no estado central de Puebla.
No momento, “nenhum dano foi relatado na Cidade do México ”, informou o prefeito Martí Batres em sua conta no X. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, contatou imediatamente as autoridades de Proteção Civil para saber sobre potenciais danos.
- Waze com problemas: aplicativo apresenta instabilidade nesta quarta
- Saiba como calcular o valor do IPVA 2024
- Justiça autoriza emprego da Força Nacional em terras indígenas no Rio Grande do Sul
- O Mundo Depois de Nós, Sweet Home e The Archies: veja o que entra na Netflix essa semana
- EUA: 2023 foi o ano menos acessível para a compra de casas no país desde 2012
- Até quando vai o calor em São Paulo? Tempo deve ter virada; veja previsão
“Aparentemente o tremor não foi tão forte. De qualquer forma, daremos mais informações em breve”, disse o presidente em vídeo no X.
O governador de Puebla, Sergio Salomón, onde foi o epicentro, informou que o terremoto foi percebido em vários locais. O México está localizado entre cinco placas tectônicas cujos movimentos fazem do país um dos com maior atividade sísmica do mundo, principalmente na costa do Pacífico, desde a fronteira com a Guatemala até o estado de Jalisco (oeste).
Em 19 de setembro de 1985, um terremoto de 8,1 com epicentro na costa do Pacífico, entre os estados de Guerrero e Michoacán, abalou grande parte do centro e sul do país e devastou uma grande área da Cidade do México.
Também no dia 19 de setembro, mas em 2017, um terremoto de magnitude 7,1 deixou 369 mortos, a maioria na Cidade do México. No mesmo dia, em 2022, o centro do país foi abalado por outro terremoto, algumas horas depois de milhões de mexicanos terem participado num exercício de protecção civil.