Tentativa de invasão a NSA deixa um morto e dois feridos

Duas pessoas tentaram arrombar os portões da Agência Nacional de Segurança americana, e uma delas foi morta a tiros

Washington - Duas pessoas tentaram arrombar os portões de entrada da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) com um veículo nesta segunda-feira, até que um segurança matou uma delas a tiros, e o segundo ocupante do veículo e um policial ficaram feridos, informaram as autoridades.

Os dois agressores, que estavam vestidos como mulheres e podem ser transgêneros, tentaram lançar seu SUV contra um portão de acesso da sede da NSA em Fort Meade, Estado de Maryland, disse um funcionário norte-americano de alto escalão.

O motivo da ação não ficou claro de imediato, mas as autoridades declararam não haver indícios de que o incidente esteja ligado ao terrorismo. Um funcionário disse que os investigadores estão analisando se há drogas envolvidas.

As duas pessoas no veículo “tentaram uma entrada não-autorizada pelo portão da Agência Nacional de Segurança”, disse a NSA em um comunicado. A dupla não obedeceu instruções de um policial para deixar a área do portão e barreiras foram erguidas.

O veículo acelerou rumo a uma viatura da polícia da NSA que bloqueava a rua no portão da base, que fica cerca de 32 quilômetros a nordeste de Washington. Agentes dispararam contra o carro quando o motorista se recusou a parar.

O veículo bateu na viatura. Um de seus ocupantes morreu no local, segundo o comunicado.

Um agente da polícia da NSA e o segundo ocupante do utilitário ficaram feridos e foram levados a um hospital. O FBI, a polícia federal dos EUA, está no comando da investigação do incidente, segundo o informe.

Em uma declaração, o FBI disse: “O cenário dos tiros está interditado, e não acreditamos que haja relação com o terrorismo”.

A rede de televisão NBC News, citando fontes não reveladas, relatou que as duas pessoas em questão dirigiam um carro roubado. Uma arma e drogas foram encontradas no interior do carro, disse a emissora.

Imagens de um helicóptero de TV mostraram dois veículos danificados do lado de fora dos portões da sede da NSA, localizada junto de uma grande rodovia que liga Baltimore a Washington. O vídeo revelou pelo menos uma pessoa de uniforme sendo levada a uma ambulância.

Um dos veículos exibidos tinha a palavra “Polícia” e estava com o capô levantado. O outro, um veículo escuro, mostrava danos na parte da frente.

O FBI acrescentou estar trabalhando com o escritório da promotoria de Maryland para determinar se é o caso de apresentar acusações na esfera federal.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.