Exame Logo

Tempestade Debby ganha força e sobe para categoria 1 de furacão antes da chegada à Flórida

Governadores de três estados americanos declaram estado de emergência; Casa Branca aprova declaração de desastre para região

CEDAR KEY, FLORIDA - AUGUST 04: Shon Whitwood (C) and Leah Whitwood (R) stand in the wind and rain before the possible arrival of Tropical Storm Debby, which is strengthening as it moves through the Gulf of Mexico on August 04, 2024 in Cedar Key, Florida. Forecasters say Tropical Storm Debby could become a hurricane as soon as Sunday evening, bringing rain storms and high winds along Florida’s west coast. Joe Raedle/Getty Images/AFP (Photo by JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP) (AFP)
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de agosto de 2024 às 07h32.

Última atualização em 5 de agosto de 2024 às 07h35.

Debby, a quarta tempestade nomeada da temporada de furacões no Atlântico Norte, tornou-se um furacão de categoria 1, de acordo com oCentro Nacional de Furacões, informou a CNN.

Ainda segundo a CNN, a tempestade, localizada a cerca de 160km a Oeste de Tampa, na Flórida (EUA), com ventos máximos de 120km/h, deve atingir a região deBig Bend por volta do meio-dia desta segunda-feira (hora local).

Veja também

"Espera-se que Debby se mova lentamente pelo Norte da Flórida e Sul da Geórgia na segunda e terça-feira, e esteja perto da costa daGeórgia na noite de terça-feira", disse o centro de furacões, em seu aviso às 23h.

Debby começou a despejar chuva em partes do estado no início do domingo, como uma tempestade tropical, e deve descarregar quantidades potencialmente históricas de chuva sobre oSudestedosEstados Unidos.

Autoridades daFlórida,GeórgiaeCarolinado Sul estão pedindo aos moradores que se preparem para chuvas fortes e possíveis inundações, à medida que a tempestade avança pelo Golfo.

As cidades de Savannah, na Geórgia; e Charleston, na Carolina do Sul, podem ficar alagadas com o equivalente a um mês de chuva em um único dia.

Debby provavelmente se fortalecerá ainda mais antes de chegar à costa, alertou o centro de furacões.

O fortalecimento da tempestade que se aproxima da costa oeste da Península da Flórida levou as autoridades municipais e estaduais a emitirem uma série de ordens de evacuação.

Um alerta de tornado também foi emitido para grande parte da Península da Flórida e partes do Sul da Geórgia até a manhã de segunda-feira, cobrindo mais de 13 milhões de pessoas, incluindo as cidades de Tallahassee, Jacksonville, Tampa e Orlando.

O governador da Flórida, Ron DeSantis; o governador da Geórgia, Brian Kemp; e o governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, declararam estado de emergência para seus estados antes da chegada da tempestade. DeSantis disse no domingo em uma coletiva de imprensa que ativou a Guarda Nacional da Flórida para que estivesse pronta para ajudar nas necessidades humanitárias, bem como em busca e resgate.

DeSantis pediu aos moradores que se preparem para quedas de energia, "particularmente em partes do estado como em Tallahassee ".

Mais de 60 mil moradores já estavam sem energia na Flórida e mais de 14 mil na Geórgia, desde a noite de domingo, de acordo com o site PowerOutage.us.

O presidente Joe Biden aprovou, ainda no domingo, uma declaração de desastre para a Flórida, anunciou a Casa Branca, autorizando recursos federais para responder a quaisquer esforços de socorro a desastres.

Acompanhe tudo sobre:FuracõesEstados Unidos (EUA)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame