Mundo

Talibãs tomam controle de cidade do Afeganistão

"Aproximadamente, metade de Kunduz está agora sob o controle talibã", disse um membro do Conselho Provincial da cidade


	Talibã: muitos funcionários e membros de ONGs saíram da cidade rumo ao aeroporto, que tem uma forte proteção das forças de segurança
 (Nasir Wakif / Reuters/Reuters)

Talibã: muitos funcionários e membros de ONGs saíram da cidade rumo ao aeroporto, que tem uma forte proteção das forças de segurança (Nasir Wakif / Reuters/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2016 às 12h36.

Cabul - Os <a href="https://exame.com.br/topicos/taleban"><strong>talibãs</strong></a> conseguiram chegar nesta segunda-feira ao centro da cidade de Kunduz, no norte do <a href="https://exame.com.br/topicos/afeganistao"><strong>Afeganistão</strong></a>, e controlam parte da cidade, onde continuam os combates com as forças de segurança em uma ofensiva que começou de madrugada.</p>

"Os talibãs entraram na cidade pelo oeste e norte e estão acontecendo combates dentro da cidade. Aproximadamente, metade da cidade está agora sob o controle talibã", disse à Agência Efe um membro do Conselho Provincial de Kunduz, Sayed Asadullah Sadat.

Ele acrescentou que as forças de segurança mantêm o controle da sede do Governo, o Quartel da Polícia e o Diretório de Segurança na parte sul da cidade, enquanto os talibãs controlam amplas zonas no norte e o oeste.

Segundo Sadat, muitos funcionários e membros de ONGs saíram da cidade rumo ao aeroporto, que tem uma forte proteção das forças de segurança.

"As estradas pelos quatro lados estão fechadas e a cidade e as pessoas, especialmente que trabalham para o governo, estão deixando Kunduz", acrescentou.

Aminullah Ayeddin, outro membro do Conselho Provincial, indicou que os insurgentes controlam "muitos edifícios governamentais", e afirmou que neste momento "a metade da cidade está sob o controle talibã e a outra metade está com as forças de segurança".

O ataque dos talibãs acontece pouco mais de um ano depois de conseguirem conquistar Kunduz e controlá-la durante dois dias naquela que foi, até hoje, a maior conquista militar deste grupo insurgente desde que foi retirado do poder após a invasão dos Estados Unidos em 2001. 

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaTalibã

Mais de Mundo

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

França faz hoje eleição para a Presidência da Assembleia Nacional

Autor do atentado contra Donald Trump postou sobre ataque dias antes em plataforma de jogos online

Seul afirma que Pyongyang colocou dezenas de milhares de minas na fronteira entre as Coreias

Mais na Exame