Mundo

Talibãs paquistaneses rejeitam desarmamento

"É ridículo pedir que entreguemos as armas antes de iniciar as negociações. Somos livres e independentes e estamos dispostos a negociar", afirma Mehsud

Soldados paquistaneses posicionam-se em confronto com talibã: os talibãs paquistaneses multiplicaram os ataques contra as forças da ordem do Paquistão (©afp.com / A. Majeed)

Soldados paquistaneses posicionam-se em confronto com talibã: os talibãs paquistaneses multiplicaram os ataques contra as forças da ordem do Paquistão (©afp.com / A. Majeed)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2012 às 16h02.

Peshawar - Os talibãs paquistaneses estão abertos a negociações de paz com o governo do Paquistão, mas rejeitam se desarmar, declarou seu chefe, Hakimullah Mehsud, em um vídeo transmitido nesta sexta-feira à imprensa.

"É ridículo pedir que entreguemos as armas antes de iniciar as negociações. Somos livres e independentes e estamos dispostos a negociar", afirma Mehsud, chefe do grupo Tehreek-e-Taliban Paquistão (TTP, movimento dos talibãs do Paquistão).

"Se o Paquistão inicia conversações, mas continua sendo escravo dos Estados Unidos, isso não levará a nada porque um escravo não pode tomar decisões independentes", acrescenta Mehsud, um dos combatentes mais buscados por Washington que ofereceu cinco milhões de dólares em troca de informações que levem a sua captura.

Desde a criação de seu movimento em 2007, os talibãs paquistaneses multiplicaram os ataques contra as forças da ordem do Paquistão, contrariamente aos talibãs afegãos que concentram seus ataques à OTAN e seus aliados.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaPaquistãoTerrorismo

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame