Mundo

Taleban toma controle de distrito no norte do Afeganistão

"No momento, está ocorrendo uma intensa troca de tiros na área e os moradores, incluindo mulheres e crianças, estão fugindo dos conflitos", disse polícia local


	Soldados afegãos durante confronto com talebans em Kunduz: governo está enviando reforços para a região na tentativa de conter avanços do grupo
 (Nasir Waqif/AFP)

Soldados afegãos durante confronto com talebans em Kunduz: governo está enviando reforços para a região na tentativa de conter avanços do grupo (Nasir Waqif/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2015 às 09h48.

Afeganistão - Insurgentes talebans tomaram o controle do distrito de Chardara, na província Kunduz, ao norte do país, de acordo com autoridades afegãs. O chefe do conselho provincial, Mohammad Yusouf Ayubi, afirmou neste domingo que o grupo taleban estabeleceu o controle do distrito após dois dias de ataques às forças de segurança locais.

O porta-voz da polícia, Sayed Sarwar Hussaini, disse que estão sendo enviados reforços para a região e que devem ocorrer operações para a retomada o distrito. "No momento, está ocorrendo uma intensa troca de tiros na área e os moradores, incluindo mulheres e crianças, estão fugindo dos conflitos", disse Ayubi.

O exército afegão e as forças policiais sofreram perdas importantes contra o taleban após a saída das forças internacionais, no final do ano passado. Durante os confrontos no sábado no distrito de Chardara, três membros da polícia afegã foram mortos e seis ficaram feridos, de acordo com Hussaini. Entre os insurgentes talebans, ele estimou que 17 combatentes foram mortos e mais de 20 feridos.

O porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid, alegou a responsabilidade pelos ataques em um e-mail e afirmou que haviam muitos feridos entre as forças de segurança afegãs. Enquanto isso, uma declaração do Ministério do Interior alegava que as forças de segurança haviam reestabelecido o controle do distrito de Yamgan, na província Badakhshan, no nordeste do país, que estava sob controle Taleban desde o início do mês de junho. 

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaGuerrasIslamismoTalibãTerrorismo

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua