Mundo

Taiwan diminui dependência comercial de China, à medida que se aproxima de EUA e outros países

No geral, exportações de Taiwan para os Estados Unidos nos primeiros 10 meses de 2023 foram 80% maiores que o do mesmo período de 2018, segundo dados do governo da ilha

Empresas de eletrônicos como a fabricante de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing também estão vendendo mais produtos para compradores dos EUA (picture alliance/Getty Images)

Empresas de eletrônicos como a fabricante de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing também estão vendendo mais produtos para compradores dos EUA (picture alliance/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 23 de novembro de 2023 às 17h46.

Última atualização em 23 de novembro de 2023 às 18h08.

Por anos, a China esperou ganhar o controle de Taiwan convencendo o seu povo de que o seu futuro econômico estava interligado com a China. Entretanto, mais empresas da ilha autogovernada estão migrando para os Estados Unidos e para outros mercados, reduzindo a dependência da democracia insular em relação à China e irritando Pequim, à medida que vê a sua influência econômica sobre Taiwan diminuir.

Empresas de eletrônicos como a fabricante de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing também estão vendendo mais produtos para compradores dos EUA e outros compradores não chineses, graças em parte às restrições de Washington para a China e apostas da Apple em chips taiwaneses.

Exportações de Taiwan

No geral, exportações de Taiwan para os Estados Unidos nos primeiros dez meses de 2023 foram 80% maiores que o do mesmo período de 2018, segundo dados do governo da ilha. O investimento externo de Taiwan também mudou.

Depois de fluir principalmente para a China continental no início da década de 2000, mudou-se agora decisivamente para outros destinos, incluindo o Sudeste Asiático, a Índia e os EUA.

Acompanhe tudo sobre:ChinaTaiwanEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD