Mundo

Surge na Suíça braço do movimento islamofóbico alemão Pegida

O movimento islamofóbico tem um grupo na Suíça que convocou uma manifestação para fevereiro, segundo uma página no Facebook


	Manifestante participa de protesto anti-Islã: grupo ainda não definiu onde convocará a manifestação
 (Odd Andersen/AFP)

Manifestante participa de protesto anti-Islã: grupo ainda não definiu onde convocará a manifestação (Odd Andersen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2015 às 16h18.

Genebra - O movimento islamofóbico alemão Pegida tem um grupo na Suíça que convocou uma manifestação para fevereiro, segundo uma página no Facebook criada na semana passada.

O grupo ainda não definiu onde convocará a manifestação. Após a divulgação da notícia, foi iniciada uma mobilização nas redes sociais para organizar uma contra-manifestação.

As marchas organizadas na Alemanha pela Pegida (acrônimo em alemão de Europeus Patriotas contra a Islamização do Ocidente) geraram um forte repúdio, especialmente depois dos atentados jihadistas em Paris, que deixaram 17 mortos.

Na segunda-feira passada, a marcha do Pegida, em Dresden, reuniu 18.000 pessoas, um número recorde, embora no fim de semana a mobilização contra este grupo tenha reunido 35.000 manifestantes.

O grupo criado na Suíça é impulsionado por uma dezena de comitês desconhecidos, embora se saiba o nome de seu porta-voz, Ignaz Bearth.

Bearth lidera atualmente o Partido Democracia Direta, um pequeno partido com vínculos com o partido de extrema direita francês Frente Nacional.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaSuíçaReligiãoAlemanhaIslamismo

Mais de Mundo

Trump diz que Putin concordou em suspender bombardeios na Ucrânia durante a onda de frio

China mantém posição entre os maiores investidores globais

China prevê 9,5 bilhões de viagens no Festival da Primavera de 2026

México nega interferência política nos EUA após acusações de Trump